A tradução científica como ferramenta de globalização de sua pesquisa

Tradução científica

Vivemos em uma realidade em que o volume de informações disponíveis na internet aumenta a cada minuto. Em 2013, constatou-se que 90% dos dados na internet haviam sido gerados nos 2 anos anteriores. A cada minuto, 4 milhões de buscas são realizadas no Google e 2,5 milhões de posts são realizados no Facebook.

Partindo desse princípio, qualquer informação relevante precisa estar online e quando falamos da publicação de artigos científicos, esse cenário não é diferente. Considerando que o Inglês é o idioma mais popular na internet, a comunidade acadêmica brasileira vem usando a tradução científica como uma forma de aumentar o alcance de seus artigos e atingir um público global com suas pesquisas. A quantidade de plataformas para publicação de textos acadêmicos é ampla, uma vez que o mercado busca atingir públicos cada vez mais especializados, com nichos cada vez mais atuantes.

Seleção das Publicações Científicas

O processo de seleção é um caminho de duas vias. Tanto o pesquisador necessita encontrar uma revista ou publicação que tenha foco na área de seu trabalho, quanto a publicação selecionará entre as várias requisições recebidas do mundo inteiro, quais são os artigos que mais interessarão ao seu público.

Para o acadêmico, é necessário focar em dois pontos importantes:

- Durante o processo de seleção do periódico para o qual você enviará seu artigo, avaliar o fator de impacto das publicações, para garantir que sua pesquisa seja disponibilizada em uma plataforma reconhecida pelo seu público-alvo.

- Investir em um profissional ou empresa experiente na tradução de artigos científicos, para que o uso da linguagem correta em Inglês no texto impressione positivamente a revista escolhida.

Aumente a possibilidade de ser encontrado

Com o volume gigantesco de informações na internet e a facilidade para disponibilizar as informações online, a grande dificuldade dos criadores de conteúdo transformou-se em como se diferenciar dos demais e ser encontrado por quem efetua a busca no Google.

Para ser ranqueado nas primeiras páginas para as palavras-chave de sua pesquisa (fator primordial para receber acessos em seu artigo), é necessário que essas expressões estejam em seu texto e sejam colocadas em áreas importantes para os mecanismos de busca, como o título, descrição da página do site e primeiros parágrafos.

Também é importante não repetir essas palavras diversas vezes, e sim buscar variações das mesmas que possam aumentar a autoridade de sua página, além de tornar a leitura mais agradável aos visitantes.

Outro fator importante na tradução em Inglês é entender que muitas vezes uma palavra específica em Inglês pode ter um volume maior de buscas do que seu sinônimo, então ao fazer essa pesquisa inicial no planejamento de SEO, identificar esses cenários e aplica-los no texto final, você também aumenta suas chances de ter um melhor posicionamento no ranking de busca.

Por isto, a contratação de um serviço de revisão de artigos científicos é uma ótima opção para garantir não somente a qualidade do Inglês utilizado, mas também otimizar o conteúdo do texto acadêmico para esta nova realidade de concorrência por cliques e acessos.

Audiência Global = Mais oportunidades

O investimento de tempos e recursos que os pesquisadores efetuam em suas pesquisas podem gerar um retorno muito maior se a audiência for ampliada para um público global. Mais possibilidades de investimento, participações em congressos internacionais, parcerias com membros da comunidade acadêmica de outros países e crescimento profissional são alguns dos benefícios para aqueles que buscam a publicação internacional de seus estudos.

Com vasta experiência no mercado de tradução de artigos, nossa equipe possui especialistas em várias áreas e pode auxiliar você nesse processo de globalização de sua pesquisa. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviço

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.