5 Dicas de transcrição de áudio para sua empresa online

Transcrição de audio para negócios online

Para ter um negócio online de sucesso atualmente, é necessário explorar vários formatos de divulgação de seu conteúdo: texto, imagem, áudio e vídeo. Os estudos mostram que diferentes tipos de consumidores são mais atraídos por diferentes tipos de mídia, então não explorar formatos diferentes de texto pode significar que você está perdendo o fechamento de novos negócios com clientes em potencial.

Com o crescimento do número de smartphones, o consumo de áudio tem crescido muito, portanto, nesse artigo, listarei 5 dicas práticas de como usar a transcrição de áudio para seu negócio online.

1. Apoio de estudo para cursos ou treinamentos

Se você oferece algum tipo de curso ou treinamento online, em um formato pré-gravado, disponibilizando o arquivo de áudio ou vídeo para seus clientes, analise a possibilidade de usar a transcrição de áudio para oferecer um material em texto. Assim, seus clientes podem acompanhar o conteúdo do curso e fazer anotações ou destacar os principais pontos para auxiliar na absorção do conteúdo.

Você pode tanto oferecer o texto transcrito direto no site ou gerar um arquivo em PDF para download e acompanhar os exercícios do assunto em questão.

2. Facilitar a compreensão de conteúdo em idioma estrangeiro

Já ouvi essa frase de dezenas de alunos: “Tenho muita dificuldade de compreensão do Inglês falado, mas domino o Inglês escrito”. Isso é algo muito normal, e realmente é mais complicado você compreender um idioma estrangeiro em um filme ou uma entrevista do que em um artigo de um site.

Então, se você possui algum conteúdo em Inglês ou Espanhol em áudio, por exemplo, você pode tanto contratar uma empresa de tradução para transcrever e traduzir o conteúdo, ou simplesmente fazer a transcrição do conteúdo em seu idioma original para que seus visitantes ou clientes possam ter uma outra opção para ajudar na compreensão.

Se o conteúdo for em vídeo, considere um investimento na legendagem do vídeo para manter o áudio original e ter um material que possa ser consumido por um público maior.

3. Atas de consultorias e reuniões

Um formato de serviço online que é cada vez mais comum é a venda de consultorias online. Por exemplo, se você precisa de apoio em marketing digital, pode contratar um especialista em Facebook ou Google Adwords de qualquer lugar do mundo por algumas horas e planejar suas campanhas.

Esse tipo de consultoria online, normalmente realizada via Skype, pode ser gravada pelo consultor em uma ferramenta como o “Talk Helper” e posteriormente fazer a transcrição do áudio para que o cliente tenha um documento escrito que ele pode usar em seus trabalhos internos.

Para empresas que realizam reuniões online através do próprio Skype ou outras ferramentas de conferência, também pode ser gerado uma transcrição dessa reunião para servir como ata.

4. Mais uma opção para mobile

Não é segredo que, independente da operadora, temos vários problemas de qualidade da conexão 3G ou 4G no Brasil. Além disso, muitas pessoas que podem ser consumidores em potencial, possuem limitação em seu plano de dados, então muitas vezes, baixar ou fazer o streaming de um arquivo de áudio enquanto está no metrô ou no ônibus não é algo viável.

Assim, por que não oferecer uma opção em texto do conteúdo do arquivo de áudio em seu site responsivo (adaptado para mobile)? Uma ação simples pode atrair um lead que não poderia consumir o conteúdo em áudio naquele momento e garantir uma venda no futuro.

5. Diferencial de SEO

Já falamos desse assunto em outros posts de nosso blog, mas não custa repetir: as transcrições de áudio são fundamentais para sua estratégia de SEO e melhorar o ranking de sua página no Google. A capacidade do algoritmo do Google de avaliar o conteúdo em texto ainda é superior que a capacidade de considerar áudios e vídeos na otimização de sua posição de busca.

Então para atrair mais pessoas para seus cursos em áudio e vídeo use a transcrição como uma ferramenta importante de marketing digital.

Para concluir, com investimentos de baixo custo e alto retorno, está cada vez mais fácil produzir e publicar áudios e vídeos para seu negócio online. Use a combinação desses formatos com texto para aumentar suas vendas e expandir seus negócios.

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.