O que é Social SEO?

O que é Social SEO

Vivemos em uma época em que existem cada vez menos restrições para você usar as redes sociais para promover seu negócio, porém ao mesmo tempo, o alcance orgânico é cada vez mais restrito e você precisa de uma estratégia eficaz para ser descoberto por novos potenciais clientes.

É nesse ambiente que surge o Social SEO, um dos termos mais discutidos em marketing digital nos últimos anos, por representar um diferencial que pode melhorar o desempenho de suas publicações e reduzir o custo de aquisição de clientes.

De forma bem simples, Social SEO nada mais é que a estratégia de otimização de busca que você deve utilizar para ser encontrado em cada rede social. Ela envolve alguns processos similares ao que você já usa para o SEO de seu site, mas inclui novas atividades que devem se adaptar as particularidades de cada plataforma específica.

A rede social como ferramenta de busca

A evolução do SEO de uma atividade focada no ranking das páginas de seu site nas buscas do Google até chegarmos no Social SEO de suas publicações nas redes sociais acompanha as mudanças de comportamento dos consumidores.

Uma pesquisa conduzida pela agência de marketing MGH mostra que 53% dos millenials (26 a 41 anos) entrevistados que usam o TikTok fazem buscas por restaurantes dentro da plataforma em vez do Google ou Yelp. E para os usuários da Geração Z (18 a 24 anos) o escopo de buscas dentro do TikTok e Instagram por serviços e produtos é ainda maior.

Além disso, criadores de conteúdo no YouTube, Instagram e TikTok perceberam que muitas pessoas fazem buscas por respostas para suas dúvidas mais comuns dentro das próprias plataformas. É o habitat natural destes potenciais consumidores e não faz sentido para eles saírem dos aplicativos e abrir um browser para fazer suas buscas.

Desta forma, fica claro que focar apenas no SEO de seu site não é a melhor estratégia para expandir sua marca em um mundo que a maioria das pessoas passa a maior parte de seu tempo consumindo conteúdo nas redes sociais.

Além das hashtags

As hashtags (#) são as ferramentas originais de busca e disseminação de informações nas redes sociais. Seu uso começou com o Twitter em 2007 e virou a estratégia principal das empresas em busca de visualizações de seu conteúdo em outras redes como Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.

A hashtag virou uma forma de organização de temas para as redes sociais e sua eficácia varia de acordo com o momento em que o conteúdo é publicado. Ele pode ser usado com expressões relevantes para seu negócio com uma eficácia moderada, porém, o grande poder das hashtags é acompanhar as tendências e o que está sendo discutido e usar essas hashtags em seu conteúdo para aproveitar essa audiência. No entanto, tome cuidado, seu conteúdo deve de alguma forma agregar ao tema, não adianta simplesmente postar algo sem relação alguma e usar uma hashtag popular. O efeito negativo de tentar “se aproveitar” de um tema que não é seu é maior que a probabilidade de gerar relevância para seu conteúdo.

Dito isso, na era do Social SEO, o uso do campo de busca nas redes sociais tem um escopo muito maior do que simplesmente acompanhar hashtags. Os usuários realmente fazem todos os tipos de busca pelas informações que necessitam, mudando a abordagem do criador de conteúdo de adicionar hashtags relevantes para a geração de conteúdo com as palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo.

O aumento do alcance orgânico nas redes

Primeiro o YouTube e depois as outras redes sociais perceberam que as pessoas ficavam um tempo maior dentro da plataforma se o mecanismo de busca as ajudasse a encontrar as respostas para as perguntas que antes eram feitas apenas ao Google e Bing.

Com isso, os profissionais de conteúdo digital começaram a considerar isso em seus vídeos e textos e as plataformas começaram a recompensar o conteúdo que gera maior engajamento, em outras palavras, o fundamento das estratégias de SEO para sites migrou para as redes sociais dando origem ao Social SEO.

Isso permite que empresas possam ser descobertas e aumentar seu número de seguidores sem a necessidade de investir em anúncios.

Porém, sabe o trabalho que você realiza de pesquisa de palavras-chave para gerar o conteúdo de seu site? Você precisa replicar essa atividade em cada rede social, entender quais são as expressões mais buscadas pelos usuários de cada rede e adaptar seu conteúdo de acordo com cada público.

Nos clientes que atendemos com apoio na geração de conteúdo com foco em SEO para o Brasil e o mercado internacional, isso também envolve realizar essa pesquisa nos 2 idiomas, português e inglês. O uso de um processo de tradução em inglês com MTPE ajuda a otimizar o tempo e maximizar o retorno dessa atividade.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre como usar uma estratégia de SEO em inglês, leia nosso post com 5 dicas práticas com exemplos de mercado.

Dicas de Social SEO para cada rede social

Agora que você já sabe da importância do SEO Social em sua estratégia de marketing digital, vamos destacar uma dica específica em cada uma das principais plataformas para que você já possa colocá-la em prática.

– YouTube

O YouTube é o segundo maior mecanismo de buscas do mundo, superando Bing, Yahoo e Amazon, somente atrás do Google.

Uma estratégia que funcionava nos primórdios do YouTube, mas que a própria plataforma indica ter mínima relevância atualmente é o uso de tags ao fazer o upload de um vídeo.

Antigamente, podíamos adicionar várias palavras-chave como tags em um vídeo para mostrar ao algoritmo do YouTube que meu vídeo tinha conteúdo relacionado a essas expressões. Mas os criadores abusaram desse artifício e os resultados não eram relevantes para os usuários.

Assim, hoje em dia é muito mais importante focar o uso de suas palavras-chave principais no título e descrição de seu vídeo.

Para conhecer mais dicas de SEO para YouTube, leia nosso post específico sobre a plataforma.

– LinkedIn

Seja para atrair recrutadores para encontrar seu emprego ideal ou para atrair potenciais clientes para seus serviços, o algoritmo de busca do LinkedIn é extremamente poderoso e você pode gerar excelentes resultados com uma estratégia eficaz de SEO.

O mecanismo de busca da plataforma considera muito o que você coloca em seu perfil principal (seção “Sobre”), por isso, mapeie com calma as principais palavras-chave que você quer destacar e crie um texto simplificado. Você deve ser criativo, mas seja conciso, para que as expressões de maior importância possam ser percebidas rapidamente por quem está fazendo a busca.

Lembre-se que em uma página de resultados de pesquisa você tem em torno de 1 segundo para se destacar e fazer com que a pessoa se interesse a ler o restante de seu perfil, então, seja objetivo!

Leia um dos posts mais acessados em nosso blog que discute formas de otimizar seu perfil de LinkedIn em inglês.

– TikTok

Essa dica veio do Bruno Moreira, meu co-host no podcast De Cabeça, onde discutimos as últimas tendências de marketing digital, empreendedorismo e vendas online.

O algoritmo do TikTok considera a música que você usa no seu vídeo, mostrando seu conteúdo para outras pessoas que assistiram ou curtiram um outro vídeo usando a mesma música.

Assim, sua estratégia de Social SEO no TikTok deve considerar a criação de vídeos com músicas populares na plataforma para aumentar seu alcance orgânico e seu número de seguidores.

Se você quer mais dicas de SEO para TikTok, acesse nosso post feito especialmente para otimizar seu desempenho nesta rede social.

– Twitter

Como uma rede social popular para notícias e o que está ocorrendo nesse exato momento, a dica óbvia, mas que ainda funciona muito bem, é focar sua estratégia de Social SEO no Twitter na pesquisa e uso de hashtags.

Crie uma rotina de checar a seção de TTs (Trending Topics) algumas vezes ao dia para identificar se existe algum assunto sendo discutido pelos usuários naquele momento que você pode aproveitar para gerar um post incluindo a hashtag popular e mostrar sua autoridade nesse assunto.

Participe da conversa e da comunidade e não seja superagressivo para tentar vender algo. A melhor tática é usar o Twitter para trabalhar o topo de seu funil de vendas com conteúdo interessante.

– Instagram

Se para o Twitter sugerimos você ir “all-in” no uso de hashtags, no Instagram você precisa ser mais cauteloso.

Antigamente você podia incluir uma infinidade de hastags diferentes para tentar uma abordagem mais ampla de atração de usuários para seu post, porém a Meta percebeu que isso acabava poluindo demais a timeline e muitos dos posts não eram relevantes.

Assim, a recomendação é que você limite o uso de hashtags de 3 a 5 por publicação e faça um acompanhamento de desempenho para entender quais hashtags estão gerando melhores resultados de acordo com seus objetivos.

E, logicamente, você precisa acompanhar as atualizações das políticas do Instagram e das outras redes sociais onde você está investindo para atração de clientes, certificando-se que sua abordagem de Social SEO está em conformidade com as melhores práticas naquele momento.

Se você quiser saber mais sobre nossos serviços de SEO e tradução em inglês de conteúdo digital, envie uma mensagem na nossa página de Contato que agendaremos uma conversa para entender como podemos lhe ajudar a atrair mais clientes a aumentar suas vendas online.

Formulário: Social SEO

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.