O que é tradução reversa?

Tradução reversa de artigos científicos

Na tradução de artigos científicos, existem casos de assuntos extremamente específicos, de certas áreas da medicina, biologia, química, física ou tecnologia, que exigem um trabalho diferenciado a ser executado pela empresa de tradução.

Mesmo com o uso de ferramentas de CAT e tradutores experientes, a pesquisa envolvida na execução do trabalho precisa de uma metodologia que valide a qualidade das informações das fontes e a interpretação utilizada pelo tradutor.

Foi então criada a tradução reversa, metodologia de tradução que envolve um processo de validação mais amplo do que uma tradução normal, exigindo a participação de dois tradutores. O processo é simples:

1) O primeiro tradutor realiza o serviço de tradução de artigos científicos, fazendo por exemplo, a tradução do artigo de Português para Inglês.
2) O segundo tradutor recebe o artigo em Inglês e realiza a tradução do mesmo para Português, caracterizando então, a tradução reversa.
3) Serão comparados os dois documentos em Português, versão original e a versão traduzida para Português no ponto anterior.

Caso as duas versões em Português sejam bastante semelhantes, significa que a tradução está correta e o processo de tradução reversa, cuja expressão original em Inglês é “back translation”, serviu para ajudar na validação e garantir a excelência na qualidade da tradução do artigo científico pela empresa de tradução. Se forem encontradas muitas diferenças na tradução, este processo ajudará na identificação das diferenças com maior facilidade e de forma prévia a publicação do documento.

Em uma época que vivemos de entregas ágeis e velocidade de informações, a tradução reversa pode parecer um contrassenso para alguns. Porém, ao considerar-se sua aplicação bem específica (jamais contrate uma tradução reversa para uma tradução normal, pois o custo maior desta modalidade não se justifica para traduções do dia a dia), a confiabilidade oferecida para assuntos de pouco conhecimento do público geral e a garantia da comunicação eficiente, tanto em Inglês quanto em Português, é importante para estes casos. Convém salientar que cada vez mais organizações e universidades recomendam este tipo de tradução, por entender o retorno do investimento na garantia de qualidade de informações.

Na Spark English, somos especialistas na tradução de artigos científicos e oferecemos também serviços de revisão de textos de artigos já traduzidos para Inglês.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o seu crescimento.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.