Ao estruturar nosso curso de Inglês para Conteúdo Digital, um dos tópicos que investi tempo preparando foi listar as diferenças de estratégia de comunicação entre um site e uma landing page em inglês. Mas e se fosse possível, em certos casos, mesclar os 2 conceitos?
O Duolingo, aplicativo para aprendizado de idiomas, mostra que isso é possível.
Site x Landing Page
Primeiro, vamos focar na diferença entre um site e uma landing page para discutir como o Duolingo consegue integrar elementos dos 2 modelos em sua presença digital.
Um website representa a oportunidade para uma empresa ter uma vitrine online completa, listar todos seus produtos, gerar conteúdo de valor com uma estratégia de SEO e manter um canal de comunicação com seus potenciais clientes.
A landing page tem um objetivo único, seja para vender algo, anunciar uma promoção, inscrição para algum evento online, ou oferecer algum conteúdo rico para seu potencial cliente durante a jornada de compra como um e-book ou um whitepaper.
O caso do Duolingo é interessante, pois apesar de ser uma empresa extremamente reconhecida no mercado e ter diferentes ofertas de idiomas, até mesmo com planos empresariais, o foco principal é que você baixe o aplicativo no seu celular ou tablet para ter acesso ao conteúdo.
E este objetivo único resulta em um site simples, com aspecto de landing page em inglês e outros idiomas.
Destaque seu CTA
Quando você abre o site do Duolingo, a proposta da empresa fica bem clara, pois o visual limpo e quase sem “interferências visuais” da página chama sua atenção para o botão verde no meio da tela com a mensagem “Get Started”.
Não devemos traduzir essa expressão literalmente se pensarmos em um CTA em português equivalente, mas o tom do “Get Started” é ideal, pois não coloca uma pressão de compra e convida você a conhecer o que o aplicativo tem a oferecer. Nesse caso específico é uma chamada para você baixar o aplicativo.
Além do CTA, essa seção da página somente tem uma frase que tenta mostrar o diferencial do Duolingo, pois é uma forma gratuita, divertida e eficaz de aprender um idioma.
Esse título mostra 3 qualificadores que chamam a atenção de quem quer tentar uma outra forma de aprender um novo idioma, visto que é um segmento em que muita gente não consegue ter sucesso imediato com o método escolhido.
Além disso, um botão “transparente” que fica quase “oculto” na tela para os clientes atuais que já tem uma conta. Esse é mais um exemplo que vemos de usar uma estratégia mais focada em clientes novos do que em clientes atuais (e para ficar claro, isso não é algo negativo!)
Validação e benefícios para uma landing page em inglês
Outra receita de uma landing page que o Duolingo aplica perfeitamente: após seu título e pitch inicial, liste benefícios (ou dores, ou ambos) e uma validação que sua solução entregará o que está sendo prometido.
A validação no subtítulo “#1 way to learn a language” mostra para o visitante que é o método mais popular no mundo para aprendizado de idiomas e serve como chancela da facilidade de uso da ferramenta.
O complemento com a expressão destacada “research shows that it works” (estudos mostram que o método funciona) é excelente para quem está indeciso com a eficácia do método, algo muito comum no segmento de aprendizado de idiomas.
Em seguida, o site mostra um modelo muito utilizado de listar benefícios com ícones, que você encontra em qualquer template de landing page ou site (e pode aplicar nas suas criações). Esses benefícios, introduzidos pela frase “Why you’ll love learning with Duolingo” (porque você vai adorar aprender com o Duolingo), são concisos e positivos, com uma linguagem leve e divertida que é a marca registrada da empresa.
A lição aqui é que nem sempre você precisa reinventar a roda para se destacar online, esse modelo pode ser aplicado tanto por grandes corporações quanto pequenas empresas.
O CTA que acompanha o visitante
Ao adotar uma estratégia de um site simples em formato de landing page, o Duolingo precisava de uma solução para manter o CTA que vimos antes, “Get Started”, em evidência na navegação da página, para aumentar a taxa de conversão.
E a solução de design foi simples e elegante: ao descer na tela, o botão acompanha o visitante na parte de cima da tela, para que no momento que a pessoa estiver pronta para tomar a decisão de baixar o aplicativo, o botão esteja disponível.
Além disso, o visitante tem duas opções nessa tela, de acordo com o tipo de telefone que utiliza:
– Download on the App Store
– Get in on Google Play
Essa é uma forma sem obstáculos para o potencial cliente que decidiu baixar e testar o aplicativo.
Uma última dica nesta seção da página é uma frase excelente que você pode utilizar se oferece um curso online que pode ser acessado em qualquer dispositivo: “Learn anytime, anywhere” (Aprenda a qualquer momento e em qualquer lugar).
Finalize onde tudo começou
E como uma landing page exemplar, já chegamos ao fim, sem detalhes desnecessários ou informações que só servem para tentar enganar o ranking de buscas.
O rodapé da página oferece várias opções para quem tem a curiosidade ou a necessidade de entrar mais a fundo em algum aspecto sobre o Duolingo, mas o que realmente chama a atenção é a simplicidade desta seção final: o mesmo CTA que nos acompanhou durante a navegação na página e uma mensagem direta, “Learn a Language with Duolingo” (Aprenda um Idioma com o Duolingo).
Para você que tem um negócio bem específico ou um aplicativo a promover para o mercado internacional, essa estratégia da Landing Page adotada pelo Duolingo pode ser bem interessante.
Inglês para Conteúdo Digital
Episódios Anteriores:
– Glossier
– Hulu
– Melissa
– Mubi
– Function of Beauty
Se você quiser assistir o vídeo desse conteúdo:
Se você quiser experimentar o podcast em vídeo, assista no Spotify:
Ouça o podcast na Apple Podcasts:
E para as últimas novidades do marketing digital em inglês e português, com o Podcast De Cabeça.