Inglês para Conteúdo Digital – Ep.3 – Melissa

Se o objetivo desta série é mostrar as estratégias de linguagem de empresas internacionais, neste post vamos expandir um pouco nosso propósito e destacar uma empresa brasileira.

A Melissa é referência no mercado de calçados femininos no Brasil e está expandindo sua presença internacional. O site em inglês da marca que atende o mercado dos EUA é muito legal e possui 2 focos bem claros:
– Ser uma plataforma de e-commerce para seus produtos (vamos falar das estratégias de linguagem e categorização para vendas)
– Mostrar o posicionamento da empresa em relação ao tema da Sustentabilidade

Valor agregado com foco em sustentabilidade

À primeira vista, um sapato feito de plástico não deveria ser um item tão desejado, certo? Mas ao longo dos anos, a Melissa conseguiu estabelecer uma imagem de uma empresa de ponta, com produtos inovadores e cobrar um preço que não é nada barato. Por exemplo, os sapatos para crianças, Mini Melissa Shoes, vendem por cerca de US$ 60 no mercado norte-americano.

E um dos fatores que a empresa usa para isso é se posicionar como uma empresa sustentável.

Sustentabilidade atrai uma faixa do mercado disposta a pagar mais, isso não é segredo algum, então, quando vemos o site da empresa não é uma surpresa que a página inicial está repleta de expressões que fazem essa referência.

No menu do site podemos ver que existe uma opção “Sustainability” (Sustentabilidade em inglês) que leva a uma página específica que mostra as ações sustentáveis da empresa.
Além disso, uma mensagem de destaque nessa seção inicial é “Cruelty free & recyclable”, ou seja, nenhum produto da empresa tem processos de testes que envolvem animais e todos os produtos à base de plástico da Melissa são recicláveis.

Além da questão de mostrar os valores da organização, são “chancelas” que agregam ao valor final do produto que pode ser cobrado do consumidor.

Um outro detalhe interessante dessa seção inicial, mas que não é ligado à sustentabilidade é uma tendência recente que vemos no mercado dos EUA: veja a mensagem no cabeçalho da página que indica “Shop Now, Pay Later”. Essa expressão (que também vemos como “Buy Now, Pay Later”) nada mais é do que o consumidor americano adotando o modelo que aqui no Brasil já temos de compras com pagamento em parcelas.

 

Melissa 2 - sustainable

 

Diferentes CTAs de compras

Um dos destaques da estratégia da Melissa é fazer colaborações com influencers e outras marcas do setor para lançar coleções exclusivas.

E nessa seção da página inicial podemos ver como a empresa usa CTAs com textos diferentes para tentar atrair a atenção das consumidoras.

No lado esquerdo, para destacar a colaboração com a Camila Coutinho, é usada a expressão “Shop Now”. No lado direito, para destacar a colaboração com a Larroude, a expressão escolhida foi “Shop the Collaboration”.

Essa variação nos textos é uma técnica interessante para dar um destaque diferente para cada coleção e melhorar a taxa de conversão.

 

Melissa 3 - Shop Now

 

Mesclar as categorias de produtos

Quando analisamos a divisão das categorias que a Melissa utiliza no site, não é uma estrutura clássica, por exemplo, de somente listar tipos de produtos, ou somente listar públicos.
A empresa decidiu aproveitar a área do site e “misturar” os conceitos para ampliar o escopo de suas categorias.

Temos os tipos de produtos com “Possession” (modelo clássico da década de 90), “Sandals”, “Flip Flops” (chinelos), etc.
Também vemos o foco em públicos específicos como “Baby & Toddler” e “Youth & Kids”, visto que o público infantil e jovem é um mercado muito importante para a Melissa.
Também vemos uma categoria que todo e-commerce deveria ter, “New Arrivals”, para que as fãs da marca e quem quer comprar as últimas novidades possam ver os últimos lançamentos da empresa.

 

Melissa 4 - Categories

 

Sustenta + habilidade

Para fecharmos nossa jornada pelo site da Melissa, continuamos com a pegada sustentável que a empresa quer transmitir em sua comunicação.
O rodapé da página inicial lista diversos selos e certificações que a empresa possui para comprovar suas ações sustentáveis.

Além disso, vemos um link com a expressão “Learn more about our promise”, onde a empresa oferece os detalhes de sua missão de fazer produtos sustentáveis.
E como todo bom site de e-commerce, a Melissa oferece um desconto (15% OFF) para quem informar o e-mail para receber as ofertas da empresa.

 

Melissa 5 - sustentabilidade

 

Veja outros episódios da série Inglês para Conteúdo Digital

– Como a Glossier usa linguagem informal em inglês para atração de clientes.

– O design e estratégias de linguagem do Hulu para destacar seus diferentes planos de preços em inglês.

Se você quiser assistir o vídeo desse conteúdo:

Se você quiser experimentar o podcast em vídeo, assista no Spotify:

Ouça o podcast na Apple Podcasts:

E para as últimas novidades do marketing digital em inglês e português, com o Podcast De Cabeça.

Comentários

comentários

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.