Todo mundo quer o milagre do SEO e aparecer na 1ª posição do Google em seu segmento. Apesar das “promessas” de algumas agências no mercado de que isso é garantido (cuide com essas promessas), a realidade é que para você conseguir se destacar nos algoritmos de busca, você precisa investir tempo e recursos nesta atividade.
Um grande problema que vemos no mercado são várias empresas que se planejam para gerar conteúdo para um site multi-idioma, fazem todo o trabalho de otimização de busca em português, porém, para a versão do site internacional realizam apenas uma tradução simples e esquecem da estratégia de SEO em inglês.
Para lhe ajudar nesse processo, vamos listar nesse post 5 dicas de SEO em inglês com exemplos práticos para que você possa usar como base para maximizar o potencial de seu site e publicações em redes sociais.
Use as palavras-chave corretas em inglês
Um dos principais alicerces da otimização de busca é o trabalho de pesquisa das palavras-chave que você utilizará em seu conteúdo digital de acordo com as pesquisas mais comuns de seu público-alvo. Para o investimento em SEO ter retorno, você precisa ser encontrado.
Você provavelmente já domina esse processo em português, mas ao analisar sua estratégia de SEO em inglês, você tem o conhecimento necessário do idioma para conduzir as mesmas atividades?
Uma simples tradução em inglês do conteúdo é apenas o primeiro passo, pois você precisa ter um vocabulário amplo que lhe permita experimentar com outras opções de palavras para o trabalho de pesquisa na ferramenta de volume de buscas e achar expressões ou palavras-chave que representem um diferencial e lhe permitam ser mais facilmente encontrado por novos leads.
Vamos mostrar alguns exemplos aqui usando o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, nossa ferramenta preferida para as atividades de consultoria de SEO em inglês que prestamos para nossos clientes.
No primeiro exemplo, uma empresa que deseja destacar os recursos de aprendizado de máquina em suas soluções precisa destacar seu conteúdo de acordo com o que seus potenciais clientes estão buscando, e nesse caso específico, o mercado está mais propenso a realizar buscas usando a expressão em inglês, “machine learning”.
EXPRESSÃO – VOLUME DE BUSCAS
machine learning – 10.000 – 100.000
aprendizado de máquina – 1.000 – 10.000
Assim, é lógico que essa empresa precisa trabalhar as duas expressões em seu conteúdo, mas a probabilidade de mais acessos orgânicos está na expressão original em inglês e deve ser a palavra-chave com maior foco.
Em um segundo exemplo, vamos pegar uma loja online que vende camisas de futebol e que deseja internacionalizar sua operação. Em nosso trabalho de pesquisa para a estratégia de SEO em inglês verificamos que a expressão “soccer jerseys” é a com maior volume de buscas, e isso já era esperado.
Porém, ao estender o vocabulário para encontrar outras opções que podemos trabalhar, identificamos que “soccer apparel” e “soccer shirts” (expressão que achamos estranha incialmente, mas justificada pelo número de pessoas de outros países buscando esse produto nos EUA) também devem usadas no conteúdo da loja em seu site em inglês.
EXPRESSÃO – VOLUME DE BUSCAS
soccer jerseys – 100.000 – 1.000.000
soccer apparel – 1.000 – 10.000
soccer shirts – 1.000 – 10.000
Para nosso terceiro exemplo, vamos focar em outro aspecto de uma estratégia eficiente de SEO que é encontrar as melhores oportunidades ainda não exploradas para seu segmento.
O mercado de soluções de software na nuvem é extremamente competitivo e ao realizarmos uma pesquisa para um cliente identificamos que o volume de buscas usando as expressões “cloud solution” e “cloud software” são os mesmos, conforme números abaixo:
EXPRESSÃO – VOLUME DE BUSCAS
cloud solution – 1.000 – 10.000
cloud software – 1.000 – 10.000
Porém, a concorrência era menor usando a expressão com “solution”, permitindo assim um foco maior nessa palavra-chave para uma empresa que estava iniciando suas operações no mercado internacional.
Escreva títulos concisos em inglês
Muitas empresas ficam perdidas em como aplicar uma estratégia de SEO eficiente em seu conteúdo digital porque gastam tempo demais se preocupando com questões técnicas.
Quando tratamos do título de uma página, podemos encontrar especialistas no assunto que usam nomes diferentes como H1, tag do título, título do navegador, título de SEO e apesar de todas estarem corretas, acabam confundindo empreendedores em algo que é muito simples.
O título da página é o que você vai usar para destacar a palavra-chave desejada e chamar a atenção do leitor para que ele permaneça na página e consuma o conteúdo que você gerou.
Então, do ponto de vista de otimização de busca você precisa encontrar no título essa combinação de ter a expressão de busca para aparecer nos resultados da pesquisa e ser “suficientemente interessante” para que se destaque entre os outros resultados na página.
A chave aqui é você escrever não para o mecanismo de busca e sim para seu potencial cliente, por isso quando tratamos especificamente de SEO em inglês é importante ter o conhecimento necessário para criar frases com estruturas que sejam amigáveis para seu público-alvo e não usar uma simples tradução. Uma ótima opção para empresas e criadores de conteúdo que precisam de ajuda na criação do conteúdo em inglês é a tradução com MTPE. Se você quiser conhecer mais sobre esse processo, leia o post que escrevemos sobre MTPE.
Por exemplo, se fizermos uma busca no Google pela expressão “digital marketing tips” (dicas de marketing digital), as opções que mais nos chamam a atenção são:
“The Top 23 Digital Marketing Tips for 2023 – Rocket Expansion”
A Rocket Expansion faz um jogo de palavras bem interessante no modelo muito usado de listas (assim como esse post que você esta lendo 😊) ao criar um artigo que conecta o ano 2023 com 23 dicas. Além disso, o nome da empresa também está no título para gerar destaque para sua marca.
“11 Digital Marketing Tips for 2022: Dominate the Online World”
O título deste artigo da Website Builder Expert começa de forma simples, também no modelo de lista com 11 dicas para o ano de 2022, mas termina de forma impactante com a expressão “Dominate the Online World” para indicar o valor que essas dicas terão para quem acessar a página. Uma forma inteligente e eficaz de atrair a atenção.
Ganhe destaque com a meta descrição
Agora que já vimos como criar um título eficaz, vamos analisar a outra parte do seu site que será apresentada na página de resultados de pesquisa do Google ou de outros mecanismos de busca, a meta descrição.
A meta descrição explicará de forma bem resumida ao público interessado qual o conteúdo dessa página. Você tem de 140 a 160 caracteres para atrair a atenção da pessoa que está navegando os resultados, então você precisa ir além de simplesmente usar a palavra-chave que lhe permitirá estar nos resultados de busca. Você precisa de um texto criativo e atraente que faça a pessoa decidir que vale o investimento de tempo para clicar no link, pois encontrará as informações desejadas.
Vamos pegar os mesmos exemplos que usamos acima para mostrar exemplos eficazes de títulos para discutir melhores práticas e entender um modelo de sucesso de meta descrição em inglês.
“The Top 23 Digital Marketing Tips for 2023 – Rocket Expansion”
The Top 23 Digital Marketing Tips For 2023 · Tip 1: Update your Website (ASAP) · Tip 2: Ensure that your website is mobile-friendly · Tip 3: Focus …
“11 Digital Marketing Tips for 2022: Dominate the Online World”
Our top digital marketing tips are: · 1. Optimize Your Website for Mobile · 2. Research Your Competitors · 3. Lengthen Your Blogs · 4. Develop Email …
– Use as palavras-chave de forma moderada
Antigamente, mas bem antigamente, a melhor técnica de SEO era incluir o maior número de vezes a palavra-chave alvo no texto e na meta descrição da página de seu site. Porém, o Google logo percebeu que isso não trazia valor para os leitores e começou a penalizar quem fizesse esse “stuffing” de palavras-chave.
Assim, como podemos ver nos exemplos acima, você precisa ter a palavra-chave na sua meta descrição, mas somente um vez. Use o restante dos caracteres para realmente mostrar valor ao potencial cliente.
– Deixe um gostinho de quero mais
Outra estratégia que mudou com o tempo foi o tamanho da meta descrição. A regra usada pelos especialistas era garantir que seu texto ficasse “inteiro” na página de resultados, que não fosse cortado pelo Google com as reticências (…).
No entanto, como vemos nos nossos exemplos, os “três pontos” podem ser usados para atiçar a curiosidade do leitor a descobrir o que mais a página tem a oferecer. Consegui ver as 3 primeiras dicas na meta descrição em inglês mas agora quero conhecer as outras dicas.
– Ofereça uma solução
Imagine que se alguém faz uma busca no Google, essa pessoa quer a resposta de uma dúvida ou a solução de um problema.
Então, ao criar a meta descrição das páginas de seu site em inglês ou português, coloque-se no lugar dessa pessoa. Por que o conteúdo que você tem a oferecer irá esclarecer o que essa pessoa precisa saber?
No caso de nossos exemplos, se estou fazendo uma busca por dicas de marketing digital, quero ter uma noção do que serão essas dicas e isso fica bem claro nos textos criados pelas duas empresas.
Alt-text para reforçar a estratégia de SEO
Como já vimos, as estratégias de conteúdo para SEO em inglês envolvem muito mais do que simplesmente escrever o melhor texto possível, destacando as palavras-chave de forma orgânica na página.
Além da meta descrição, outra ferramenta que você pode usar para melhorar seu ranking é o texto alternativo nas imagens. Em seu algoritmo de relevância, o Google utiliza o texto alternativo informado nas imagens como uma das variáveis, visto que também oferece uma página de resultados de imagens nas buscas, por entender a importância delas para quem realiza as pesquisas.
Assim, quando adicionar imagens ao seu post, certifique-se de inserir um alt-text com uma descrição breve do que é imagem e, logicamente, inclua a sua palavra-chave em inglês aqui.
Uma outra dica legal é que se a imagem for uma criação sua como um gráfico ou infográfico, publique essa imagem também no Pinterest com um link para a página de seu site. É uma forma de atrair um outro público e aumentar sua relevância.
Para outras dicas do uso de conteúdo em inglês e as melhores formas de traduzir seu conteúdo original, leia nosso post sobre as últimas tendências do mercado de tradução em inglês.
Expanda seu alcance com Social SEO em inglês
A última dica desse post mostra como o SEO evoluiu nos últimos anos junto com o comportamento do consumidor.
Para a Geração Z, o TikTok e outras redes sociais viraram o mecanismo de busca predileto para responder aos seus questionamentos, encontrar opções de restaurantes e entretenimento e pesquisar produtos para comprar.
Então, além de preparar seu site para atrair um público internacional é importante que você invista no Social SEO em inglês para expandir sua estratégia de atração de forma orgânica para as redes sociais.
Social SEO nada mais é do que a criação de conteúdo para redes sociais com foco em ser encontrado de forma orgânica, incentivando as plataformas a destacar seu conteúdo.
Além do uso de palavras-chave no texto de suas publicações, existem outras estratégias como otimização da página principal do perfil ou bio das redes sociais, uso planejado de hashtags, texto alternativo nas imagens publicadas nas redes, tags de localização e muito mais.
Confira o texto que publicamos com dicas de Social SEO em inglês para diversas redes sociais que você pode usar em sua estratégia de marketing digital.
E se você quiser conhecer mais sobre nossos serviços de SEO em inglês para ajudar sua empresa a expandir seu público internacional, entre em contato conosco AQUI.