Dicas de SEO para TikTok em 2023

Dicas de SEO para Instagram

Com mais de 3,5 bilhões de downloads do aplicativo e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, o TikTok é a rede social que viralizou o formato de vídeos curtos no mercado e gerou várias “imitações” de seus concorrentes como Instagram Reels e YouTube Shorts.

Para a geração Z, o aplicativo tem mais relevância que a televisão e que outras redes sociais. Crianças e adolescentes usam o TikTok em média 91 minutos por dia, em comparação com 56 minutos deste mesmo público no YouTube.

Um dos grandes diferenciais do TikTok é a possibilidade de seu vídeo produzido e publicado da forma certa ser encontrado e viralizar. Isso se deve ao fato de ser a primeira rede social cujo algoritmo prioriza o tema em relação a pessoa. Em outras palavras, se seu público alvo se interessa por futebol americano e você gera conteúdo em vídeo deste assunto, a probabilidade de alguém ser mostrado seu vídeo é grande, mesmo que você ainda não tenha tantos seguidores assim.

O importante é você seguir as melhores práticas de otimização de busca da plataforma e esse é o objetivo deste post: proporcionar dicas de SEO para TikTok para que seu negócio consiga ser descoberto por novos potenciais clientes.

Rede social preferida do público jovem

Existem várias razões pelas quais o TikTok é a rede social mais popular entre os mais jovens:

O TikTok é fácil de usar e tem uma interface simples e intuitiva que facilita a criação e o compartilhamento de vídeos rapidamente pelos usuários. O aplicativo tem um ambiente divertido e alegre, com uma grande variedade de vídeos que variam de engraçados e alegres a informativos e educativos.

O TikTok tem uma comunidade grande e ativa de usuários que estão constantemente criando e compartilhando novos conteúdos. Isso o torna mais envolvente e divertido para os usuários descobrirem e explorarem novos vídeos.

Agora, sem dúvida, o principal ponto responsável pelo sucesso global do TikTok com o público jovem é a capacidade do algoritmo de entender o comportamento de consumo de conteúdo do usuário e usar isso para mostrar mais conteúdo similar, mantendo o usuário grudado no celular por mais tempo. Isso pode ser algo negativo, se começarmos a discutir a questão do vício, no sentido do jovem não conseguir desligar o celular. Porém, também pode ser extremamente positivo se analisarmos pelo lado dos criadores de conteúdo, que tem a possibilidade de expandir seu público, além de empresas que tem conseguido de forma criativa mostrar a qualidade de seus produtos e serviços.

A rede social com o maior alcance orgânico

Para maximizar suas chances de alcançar novos leads organicamente no TikTok, é importante usar hashtags e palavras-chave relevantes, interagir com seus seguidores e outros usuários e criar conteúdo envolvente e de alta qualidade que mostre valor para seu público-alvo. Temos visto estratégias de SEO no TikTok gerarem resultados mais rapidamente que em outras plataformas, justamente pelo fato da exposição orgânica ser maior.

Por exemplo, se você fosse um coach de negócios, poderia usar a seguinte estratégia de conteúdo para aumentar sua audiência organicamente no TikTok:

Compartilhe dicas e estratégias para o crescimento e o sucesso dos negócios: crie vídeos curtos e informativos que compartilham dicas práticas e estratégias para crescer e ter sucesso nos negócios, principalmente para jovens empreendedores que estão começando suas empresas.

Compartilhe cases e insights de sua própria experiência: você pode compartilhar histórias e insights com base na sua experiência como coach de negócios, destacando seu conhecimento, experiência na área e cases de mentoria com empresários jovens.

Crie vídeos que mostrem sua personalidade: você pode publicar vídeos que destaquem sua personalidade e branding, ajudando seus seguidores a conhecê-lo melhor e se conectando com eles em um nível pessoal.

Compartilhe conteúdo motivacional e inspirador: o TikTok tem um histórico de sucesso com vídeos que compartilhem conteúdo motivacional e inspirador, ajudando a incentivar e apoiar seus seguidores em seus empreendimentos de negócios.

Outra estratégia interessante é você gerar conteúdo em inglês para expor seus talentos e seus serviços a um público global. Leia nosso post das principais tendências do mercado de tradução em inglês esse ano ou nosso post de dicas de SEO em inglês com exemplos práticos para se inspirar nessa jornada.

A importância das informações da bio

Aqui estão algumas dicas para escrever uma bio perfeita para seu perfil do TikTok:

Seja conciso: sua bio do TikTok deve ser breve e direta, lembre-se que você só tem 80 caracteres e além do texto que será seu cartão de visitas, você ainda precisa incluir um CTA e um link para conversão de quem visitar seu perfil.

Use palavras-chave relevantes: inclua palavras-chave relevantes em sua biografia do TikTok para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo da sua conta e facilitar que as pessoas que pesquisam essas palavras-chave encontrem sua conta.

Use emojis: se o espaço de sua bio é restrito a 80 caracteres, use emojis para chamar mais atenção, enfatizar sua linha de negócio e economizar espaço para seu link e CTA. Por exemplo, se você tem uma loja de camisetas divertidas, em vez de escrever “camisetas” use o emoji correspondente.

Inclua um CTA: um call-to-action como um código de cupom, acesso a material rico ou promoção de seu perfil em outra rede como YouTube ou Instagram permite que você diga às pessoas qual ação você deseja que elas tomem em seguida de acordo com sua estratégia de funil de vendas.

Adicione um link: essa é uma dica essencial, pois assim como o Instagram, o TikTok permite que você inclua um link para seu site ou e-commerce. Um dos grandes objetivos de sua estratégia de SEO para seu perfil de TikTok deve ser engajar a pessoa para que ela queira clicar no link, saindo do aplicativo e indo para o ambiente onde você pode fornecer mais informações ou fechar uma venda.

Adapte seu conteúdo de acordo com o comportamento de pesquisa na plataforma

Para adaptar seu conteúdo no TikTok de acordo com as últimas tendências da plataforma, você pode seguir estas dicas:

Fique de olho nas hashtags mais populares: uma maneira de se manter atualizado sobre as últimas tendências no TikTok é prestar atenção às hashtags que estão atualmente em alta. Você pode usar essas hashtags em seus próprios vídeos para aumentar sua visibilidade e alcance. Lembre-se de fazer isso de forma orgânica (seu conteúdo deve estar relacionado a hashtag) e não tentar forçar o uso de uma hashtag.

Siga outras contas do seu segmento: siga outras contas relacionadas a sua indústria no TikTok para ver que tipos de conteúdo eles estão criando e como estão usando a plataforma. Isso pode lhe dar ideias para o seu próprio conteúdo e ajudá-lo a manter-se atualizado sobre as últimas tendências.

Mantenha interação com seus seguidores: comunique-se regularmente com seus seguidores e peça seus comentários e ideias. Eles podem ser uma valiosa fonte de inspiração e podem ajudá-lo a entender em que tipos de conteúdo eles estão interessados.

Use o analytics do TikTok: o TikTok fornece análises para contas de negócios que podem ajudá-lo a entender o desempenho do seu conteúdo e identificar tendências e padrões no comportamento do seu público. Você pode usar esses dados para informar sua estratégia de conteúdo e garantir que está criando conteúdo que tenha valor para seu público, realimentando sua estratégia de SEO.

Edição de vídeo e uso de áudios populares

Uma das características mais marcantes do TikTok e que agora está sendo copiada por outras redes sociais é a importância da música para a estratégia de SEO.

Se no LinkedIn, por exemplo, uma rede mais voltada para profissionais, é mais comum que as pessoas acessem a plataforma com o som desligado, aumentando a importância das legendas, no TikTok o público mais jovem e seus fones de ouvido de última geração fazem com que a música que acompanhe seu vídeo seja um diferencial e isso é reconhecido pelo algoritmo de busca.

Vídeos com as músicas mais buscadas na plataforma possuem um alcance orgânico maior, simples assim.

Para descobrir quais são as músicas mais populares, basta você usar o mecanismo de busca do TikTok e pesquisar por expressões como “viral sounds”, “viral sounds trending” ou outras palavras-chave similares.

Você também pode usar os rankings de músicas mais populares no Spotify, Apple Music ou YouTube para descobrir qual a melhor música para incluir em seu vídeo.

Quanto a edição de vídeo, existem várias opções nas lojas de aplicativos da Apple ou Google, mas o preferido da comunidade é o CapCut, do próprio TikTok.

O CapCut oferece tudo que você precisa para fazer cortes, incluir textos e músicas, além de efeitos e filtros para se destacar ainda mais no feed de seus potenciais clientes.

Aqui estão algumas dicas para editar vídeos para sua conta do TikTok:

Publique vídeos curtos: os vídeos do TikTok são tipicamente curtos, até 15 ou 30 segundos. Mantenha seus vídeos concisos para manter seu público envolvido e aumentar a possibilidade que eles assistam até o fim onde você pode incluir um CTA.

Adicione texto e elementos gráficos: você pode usar texto e elementos gráficos para adicionar contexto e informações aos seus vídeos e torná-los mais atraentes visualmente. Também é uma estratégia interessante adicionar legendas se seu vídeo é informativo para que pessoas que não estejam com o som ativo naquele momento que você apareceu no feed delas se sintam interessadas em assistir e, principalmente, prestar atenção no vídeo.

Use o texto de forma criativa, usando cores contrastantes, ressaltando as informações principais e usando as palavras-chave mais importantes para melhorar o desempenho de SEO.

Também é importante que você use o texto da descrição de forma inteligente. Você consegue incluir uma descrição com até 2.200 caracteres em seu vídeo no TikTok, o que é ótimo quando falamos de SEO. Porém, ao seu vídeo ser mostrado no feed, apenas as primeiras linhas são mostradas, então concentre-se em incluir palavras-chave e/ou hashtags de destaque no início de seu texto para deixar a pessoa com curiosidade de clicar e descobrir mais.

E a parte mais positiva de você começar sua estratégia de SEO para TikTok em 2023 é que a rede social tem lançado várias novidades para empresas e criadores de conteúdo, com foco em crescimento orgânico e via anúncios. Ou seja, não perca essa oportunidade de diversificar seu conteúdo de marketing digital com vídeos do TikTok.

Para saber mais sobre Social SEO e porque essa tendência está em alta, leia nosso post sobre o assunto. E se você quiser conversar com nossa equipe sobre como usar o SEO para TikTok em sua empresa, entre em contato conosco.

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.