Formas de aproveitar a tecnologia para aprender Inglês

Aprender Inglês Online

O mercado de ensino de Inglês e outros idiomas é um negócio milionário. Prova disso é o número gigantesco de outdoors pelas cidades brasileiras, principalmente no início do ano, para atrair novos clientes para as escolas. Ou o investimento milionário de grandes redes em propagandas de TV, usando muitas vezes, estrelas da TV e do cinema.

Porém, se é um negócio tão lucrativo, por que o Brasil continua na parte de baixo da lista dos países com pessoas que comunicam-se em Inglês? Se as empresas investem na educação de seus profissionais e se esses profissionais também entendem que precisam dominar o idioma para avançar em suas carreiras, por que não conseguimos atingir uma evolução efetiva dos índices de aprendizado de Inglês?

A melhor forma de aprender Inglês é uma questão pessoal, que depende de vários fatores além da qualidade da instituição de ensino, envolvendo também a forma com a qual cada pessoa se sente mais confortável em assimilar informações e, em consequência, mais apta a aprender. Por isso, com uma geração cada vez mais envolvida com tecnologia, faz sentido o surgimento de ferramentas de aprendizado que usem desse aspecto tecnológico para ajudar no processo. Nesse artigo, listamos algumas ferramentas e instituições que usam de forma eficiente a tecnologia para oferecer uma forma de ensino de Inglês.

Google Translate

O aplicativo de tradução da Google oferece a forma mais simples, objetiva e sem custo algum não somente para apoiar na tradução de textos, mas também como uma ferramenta para ensinar vocabulário em Inglês. As novas versões do aplicativo de celular do tradutor tem funcionalidades muito legais como traduzir o texto de fotos, que você pode usar para descobrir o significado de palavras em menus de restaurantes e placas, ou falar em Português e o aplicativo faz a tradução em voz para o Inglês. A ferramenta não é perfeita, mas é uma ótima opção.

Duolingo

Você já ouviu falar em “Gamification”? Basicamente é a utilização de jogos, oferecendo desafios aos usuários e através da interação e da evolução por esses jogos, incentivar o aprendizado. É nesse conceito que o Duolingo se baseia e faz um ótimo trabalho, de forma completamente gratuita, para ensinar os mais diversos idiomas. A plataforma funciona muito bem em qualquer dispositivo mobile, o que possibilita aprender Inglês, Espanhol, Francês no caminho do trabalho ou na fila do banco.

Blogs Brasileiros

Uma outra opção gratuita e extremamente eficaz é estudar através dos vários blogs de professores e empreendedores brasileiros que focam no ensino de dicas de Inglês. Na minha opinião, há dois que são excelentes e que tenho certeza que lhe ajudarão a aprender:

- Inglês na Ponta da Língua: o Denilso de Lima oferece conteúdo em vários formatos, seja através dos posts, do podcast, vídeos, livros ou cursos. Com ótima didática e temas relevantes, é uma fonte de informações que deveria ser usado por todos que desejam aprender Inglês.

- Tecla SAP – outro blog muito legal, que faço questão de acompanhar no Twitter para receber as atualizações. Gosto muito das dicas voltadas ao vocabulário e da mescla de textos em Português e Inglês no blog.

Cursos Online

Você já deve ter visto na TV alguma propaganda da Open English e da Englishtown, as duas marcas mais fortes nesse novo mercado de cursos online de Inglês. Acho o modelo muito legal, com plataformas modernas para o aluno fazer aulas a hora que desejar, dos assuntos que mais lhe interessam. Meu único receio com esse modelo é o foco excessivo sore o uso de nativos, ao invés de professores (brasileiros ou nativos) no apoio de seus alunos. Pense da seguinte forma: você conseguiria ensinar Português para um estrangeiro, só porque você é brasileiro?

Outro modelo que aproveita a tecnologia é o de aulas particulares via Skype, que também oferecemos em nossa empresa. Gosto desse modelo por ser algo mais customizado, com professores dedicados a somente um aluno e permitir um aprendizado no ritmo que o aluno precisa, respeitando as diferenças e necessidades de cada um.

YouTube

Esse é meu modelo predileto quando tratamos do assunto “tecnologia no aprendizado de Inglês”. Quem quer aprender Inglês hoje em dia tem uma infinidade de vídeos, feitos por pessoas do mundo inteiro, ensinando dicas e simulando situações do dia-a-dia. E tudo de forma gratuita!

Na nossa agência de tradução, assumimos essa responsabilidade de oferecer um canal de vídeos para ajudar na democratização do ensino de Inglês. Com aproximadamente 300.000 visualizações e 5.000 inscritos (em março/2015), pelos comentários que recebemos e depoimentos de quem está aprendendo, temos certeza que nosso projeto de vídeos tem ajudado muitas pessoas a iniciar o caminho de domínio do idioma.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.

  • CHARLIANE

    O TEXTO ESTA PERFEITO!!! .