O uso de webinars para atrair novos clientes online tem aumentado muito em popularidade nos últimos 2 anos. Um webinar, ou “web event” mostra o conhecimento de sua empresa sobre um determinado assunto em um formato de vídeo, facilmente consumido em diferentes tipos de aparelhos. Em troca, o espectador informa seu e-mail e/ou outras informações de contato, permitindo considerá-lo como Lead em seu funil de conversão.
Para que mais pessoas encontrem e acessem seu webinar, a transcrição e tradução do mesmo é essencial por motivos de SEO e atendimento de públicos mais amplos.
Formatos de webinar
Atualmente no mercado, vemos 3 formatos distintos de publicação de webinars:
a. Ao vivo sem replay – esse modelo é o ideal para gerar uma percepção de exclusividade e de urgência para sua apresentação. Através de uma Landing Page você publica as informações do conteúdo e convida as pessoas a se inscreverem, ressaltando que é uma oportunidade única e, por exemplo, quem assistir receberá um brinde surpresa, que pode ser um desconto especial na compra do produto.
b. Ao vivo com replay – esse modelo consegue manter uma percepção de exclusividade para quem se inscrever, mas diminui o senso de urgência, pois a pessoa que não conseguir assistir o webinar no horário marcado, sabe que poderá assistir em outro momento. A grande vantagem é que você consegue atingir um público maior que poderá assistir a sua apresentação no momento mais adequado.
c. Gravado – esse modelo permite atingir um grande número de inscritos, pois não há um horário ou dia específico para assisti-lo, porém, o percentual de pessoas que realmente assistem após terem se inscrito é menor, devido a inexistência do senso de urgência. A grande vantagem desse modelo é que você pode fazer edições antes de publicá-lo, evitando erros.
Ferramentas de Webinar
Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Hangout, que permite mostrar para um público de convidados, gravar e postar o vídeo no YouTube de forma bem simples.
Existem várias ferramentas pagas no mercado, com qualidade superior e mais detalhes, como “GoToWebinar”, “Fuze”, “Join.Me” entre outros.
Veja artigo que avalia algumas dessas ferramentas: http://wpcurve.com/webinar-software/
Transcrição de Webinars
Uma das formas de você atrair pessoas para seu webinar é usar táticas de SEO, trabalhando palavras-chave e expressões que são buscadas pelo seu público alvo. Para isso, a transcrição do áudio do webinar é essencial para que tudo aquilo que você apresentar, esteja publicado em um formato escrito no seu site, servindo como base para a indexação realizada pelos mecanismos de busca.
Além da transcrição, a tradução do conteúdo também pode ser uma ótima estratégia para quem tem sites bilíngues. Outra opção é contratar um serviço de legendagem de vídeo para utilizar em webinars gravados.
Formas de Divulgação
Uma das formas mais comuns de divulgar um webinar é através de uma campanha de e-mail marketing para a sua lista de contatos. Como é um público que já lhe conhece, a possibilidade de conversão é maior e atualmente, você pode fazer campanhas personalizadas que lhe garantem um melhor retorno.
Outra forma é através do Facebook. Com anúncios direcionados, você pode limitar a localização geográfica, idade, interesses (importantíssimo para uma melhor conversão) e com um investimento pequeno levar novos contatos para o site e ampliar o alcance de sua marca.
Para todos os serviços de transcrição de áudio e vídeo, legendagem de vídeo, tradução de sites e tradução de conteúdo, a Spark English tem uma equipe pronta para lhe atender.