Tendências de SEO para YouTube em 2023

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Criar vídeos está cada vez mais fácil. Se há poucos anos atrás você precisava da melhor iluminação, produção e edição de vídeo para se destacar no YouTube, hoje com um celular e com aplicativos gratuitos ou de baixo custo, você consegue formar uma audiência para promover sua marca, serviços e produtos.

Porém, essa facilidade está disponível para todos, então a concorrência por atenção aumenta e você precisa otimizar a publicação de seus vídeos para se destacar no ranking do YouTube.

É nesse cenário atual que as estratégias de SEO para YouTube, ou Video SEO, se tornam fundamentais para aumentar a audiência de seu canal e a monetização de seus vídeos.

SEO não é só para seu site

O SEO (Search Engine Optimization) está intrinsicamente ligado ao Google e basicamente significa a área especializada em otimizar as páginas na web para aumentar a possibilidade de serem encontradas por pessoas que usam o site diariamente em cerca de 8,5 bilhões de pesquisas.

Existem vários detalhes técnicos, mas o objetivo de todos os criadores de conteúdo é mostrar ao Google, Bing e outros mecanismos de busca que a página conseguirá responder às pesquisas inseridas pelos usuários com base nas palavras-chave destas pesquisas.

O YouTube é a segunda ferramenta de pesquisa mais utilizada do mundo, ficando só atrás do Google. Considerando que a plataforma possui cerca de 800 milhões de vídeos publicados e uma diversidade incontável de tópicos, fica evidente que você deve focar não só na gravação e edição do vídeo, mas em todos os processos adjacentes para que as pessoas encontrem seu vídeo.

Então, assim como no ambiente tradicional de sites, o foco de sua estratégia de Video SEO é ser encontrado.

Porém, é necessário entender que o SEO para YouTube envolve atividades distintas que você não executa atualmente para otimizar as buscas no seu website.

Uma grande “vantagem” do YouTube em relação a busca tradicional no Google é a sugestão de “Vídeos Relacionados”. Ou seja, mesmo que alguém não escolha seu vídeo inicialmente, se seu trabalho de SEO foi bem-feito, você tem uma “segunda chance” de ser encontrado nos vídeos relacionados que serão sugeridos.

Encontre as palavras-chave certas

O planejador de palavras-chave do Google que você utiliza na geração de conteúdo do seu site também será a base de suas atividades de SEO para YouTube.

Ter as informações atualizadas de volume de buscas e identificar as diferentes expressões usadas em seu mercado alvo é o primeiro passo para estabelecer as palavras-chave de seu título, descrição e legendas.

No entanto, de uma forma geral, uma diferença interessante entre as buscas no Google e no YouTube é que no browser normalmente as palavras-chave estão relacionadas a pesquisas transacionais. Em outras palavras, quero descobrir onde posso encontrar ou comprar um produto, por exemplo. Essa mesma busca no YouTube geralmente teria um foco mais instrutivo, ou seja, quero descobrir como usar esse produto.

Portanto, é muito importante após criar a lista de potenciais palavras-chave fazer um trabalho de pesquisa no YouTube com essas palavras-chave para identificar como seus concorrentes estão se posicionando e quais os vídeos mais populares no segmento. Muitas vezes, você identificará uma expressão “mais completa” ou mais adequada às buscas dos usuários no YouTube e poderá ter um engajamento maior em seu vídeo.

Use essa “expressão-chave” específica do YouTube no título de seu vídeo e na imagem “thumbnail”, com um texto conciso e interessante que chame a atenção do público interessado nesse assunto.

Lembre-se que ser incluído na lista de resultados de busca é apenas parte do sucesso de seu trabalho de SEO. Você precisa gerar interesse para que as pessoas cliquem em seu vídeo e com essas visualizações (e curtidas) mostrar ao algoritmo sua relevância e ser mostrado para ainda mais pessoas.

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Esqueça das tags e foque na descrição

Foi-se o tempo em que você podia “encorajar” o YouTube a promover seus vídeos para buscas realizadas pelos usuários de acordo com diferentes tags que você inseria na publicação do vídeo.

Essa tática foi usada por vários anos, mas o YouTube percebeu que muitos criadores começaram a abusar do recurso e a inserir várias tags não relacionadas ao conteúdo do vídeo para “enganar” o mecanismo de busca, consequentemente, gerando insatisfação dos usuários que recebiam recomendações de vídeos não relacionados ao que gostariam de assistir.

Então, como criar uma estratégia de sucesso de SEO para YouTube sem a ajuda das tags?

A descrição de seu vídeo é o lugar ideal para você criar um texto engajador e que contenha de forma orgânica as palavras-chave que você quer trabalhar nesse vídeo específico.

Se você já tem experiência em SEO de sites, considere a importância que você estabelecerá na criação da descrição de seu vídeo similar ao seu esforço na criação de Meta Descrições para as páginas de seu website. Para criadores de conteúdo em inglês, temos várias dicas específicas de otimização de busca em nosso post de 5 dicas de SEO em inglês com exemplos, incluindo como criar uma meta descrição de sucesso.

Além disso, a descrição de seu vídeo no YouTube apresenta algumas vantagens que você deve aproveitar para ajudar a aumentar o alcance de seu vídeo e de seus conteúdos complementares: você pode incluir um link para seu site de algum material de apoio ao vídeo, por exemplo, e você também pode marcar um outro canal do YouTube que criou o conteúdo com você ou é relevante para seu público. Todas essas ações ajudam a sua estratégia geral de Video SEO.

O poder de SEO das legendas de vídeo

Com o crescimento da audiência de consumidores de vídeos em redes sociais, uma das grandes questões comportamentais que as plataformas perceberam é que uma porção significativa dessa audiência, como está usando seu celular em um ambiente público, normalmente assiste aos vídeos sem som.

Assim, as legendas de vídeos que antigamente eram usadas somente para viabilizar o acesso ao conteúdo em outros idiomas, agora são uma ferramenta essencial para quem quer atingir mais pessoas em seu idioma original.

Neste contexto, o YouTube começou a dar uma importância maior em seu algoritmo de SEO para vídeos que incluem legendas. Além de atender a uma necessidade de parte do público, a legenda serve para confirmar ao YouTube que o assunto que você mencionou em seu título e descrição realmente está sendo discutido no vídeo, aumentando a relevância para as pessoas que realizam a busca.

Você pode fazer o upload do arquivo da legenda se você tiver ele disponível. Somente assegure-se de usar a formatação correta de acordo com as instruções do Google.

Porém, não se preocupe se você não puder investir o tempo necessário para criar a legenda profissionalmente. Você pode usar a criação automática de legendas do próprio YouTube e fazer uma edição ou correção do que for necessário durante o processo de publicação de vídeo. Veja como fazer isso nesse artigo de suporte do YouTube.

Compartilhe o poder de SEO

As estratégias de SEO para YouTube fazem parte de uma das maiores tendências de marketing digital para 2023, o Social SEO, onde atividades específicas para cada rede social são usadas para otimizar o conteúdo e aumentar seu alcance.

E uma das grandes vantagens que você possui ao entender melhor quais as ações que deve executar para melhorar o desempenho de suas publicações é usar o poder de compartilhamento das redes sociais para expandir a exposição de seu conteúdo para outros públicos.

Assim, além de incorporar vídeos do YouTube em seus posts de blog, por exemplo, você pode divulgar links do YouTube no LinkedIn e Facebook, onde a formatação dos vídeos nessas plataformas permite fazer posts atraentes.

Ou você pode criar pequenos cortes dos vídeos em formato vertical para promover seu vídeo principal. Esse formato fica excelente no YouTube Shorts e Instagram Stories onde você pode incluir links de forma orgânica para facilitar o acesso.

Caso você queira saber mais sobre Social SEO, leia nosso post específico sobre o assunto.

E para melhorar o desempenho de seu canal no YouTube, entre em contato conosco para ajudarmos na implantação de uma estratégia de SEO específica para seu conteúdo.

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.