A adaptação de livros para o cinema

Adaptação de livros para o cinema

Quantas vezes você já ouviu, ou até falou, a frase: “O filme não é tão bom quanto o livro”?

Em nossa agência de tradução, muitas vezes trabalhamos com textos artísticos, na geração de legendas para vídeos, na tradução de livros e em outros casos em que a interpretação do conteúdo faz parte de nossa atividade. Então, tenho muita admiração pelos profissionais que realizam a adaptação de livros em roteiros de filmes, pois é necessário entender que são dois tipos de mídia diferente, e a interpretação faz parte do trabalho.

Fãs de certos livros não aceitam as mudanças muito vezes necessárias para dar fluidez a história que precisa ser contada em menos de duas horas em um filme.

Quais são seus filmes prediletos que foram adaptados de livros?

Abaixo, listo os meus exemplos preferidos:

1) Laranja Mecânica
Livro de Anthony Burgess espetacularmente adaptado por Stanley Kubrick, este filme deveria ser obrigatório em qualquer aula de psicologia e continua impactante mesmo depois de 40 anos.

2) O Iluminado
Outra adaptação realizada por Kubrick, desta vez de um livro do mestre do suspense Stephen King. Interpretação genial de Jack Nicholson e tensão garantida.

3) Trainspotting
Cartão de boas-vindas de Danny Boyle, adaptando o livro de Irvine Welsh. Tanto o livro quanto o filme são muito legais, mas na minha opinião a trilha sonora incluindo “A Perfect Day” do saudoso Lou Reed, faz o filme imperdível.

4) 12 Anos de Escravidão
Este filme deveria ser obrigatório para todos acima de 14 anos, não somente por ser um ganhador do Oscar de melhor filme, mas principalmente por mostrar de forma crua e honesta o quão absurdo foi e continua sendo em alguns casos a prática do racismo. A história de Solomon Northup foi muito bem adaptada para o cinema.

5) O Silêncio dos Inocentes
Quem não lembra de Hanibal Lecter na interpretação fantástica de Sir Anthony Hopkins. Ah, e a interpretação da Jodie Foster também não fica atrás. Na minha opinião, o filme é melhor que o livro de Thomas Harris.

6) Onde os Fracos Não Tem Vez
Eu não poderia fazer uma lista de filmes e deixar os irmãos Coen de fora. Esta adaptação do livro de Cormac McCarthy é apenas mais um dos filmes geniais desta dupla.

7) Filmes do Harry Potter
Sim, sei que estou mexendo com fogo e que para muitos, os livros da J.K.Rowling são perfeitos no papel e nenhuma adaptação fariam jus a qualidade do texto. Porém, tenho que admitir que como entretenimento, estilo “Sessão da Tarde”, os filmes da série são muito bons e agradam a todas as idades.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços de tradução de livros, tradução de legendas, e transcrição de áudio e vídeo? Visite nosso site e entre em contato. Spark English, muito mais que uma empresa de tradução!

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.