Os desafios da localização de software

Localização de Software

Basta acessar um dos sites de notícias de tecnologia como Re/Code ou TechCrunch e você provavelmente verá com um dos destaques a aquisição de uma empresa de software. Apesar da alta dos preços de compra, a maioria dos analistas acredita que estamos muito longes de outra “bolha” do mercado, então um startup que desenvolve software global é uma empresa com chance de sucesso, se desenvolver um produto que seja bem aceito pelo mercado. E para chegar nesse ponto, a localização de software é algo que deve ser aplicada com excelência.

Escopo do Projeto

Existem necessidades específicas ao mercado brasileiro que são atendidas por empresas de software. Se falamos das peculiaridades do segmento fiscal no Brasil, desde as obrigações como o SPED até a legislação do PAF-ECF que deve ser cumprida por quem atende o consumidor final. É provável que empresas que atendam especificamente essas necessidades não precisem expandir seu produto para outros países, mas por outro lado, ao fazer um estudo e identificar funcionalidades que possam ser atrativas para outros mercados, existe uma oportunidade de expansão internacional em um nicho com baixa competitividade.

Porém, quando se trata de software e aplicativos para o usuário final, a probabilidade de seu produto ter um apelo global é muito grande. E a partir desse ponto, você precisa fazer um estudo para entender qual o ROI de um projeto para internacionalizar seu software. As perguntas são muitas:

- Qual o tamanho do mercado para meu produto?
- Qual o poder de compra desse mercado?
- Quais adaptações preciso fazer no produto para atender a legislação dos países-alvo?
- Como vender meu produto?
- Como distribuir meu produto?

Em resumo, a decisão de internacionalizar o produto é muito mais complexa do que traduzir o software. A viabilidade do projeto precisa ser muito bem analisada antes de alocar qualquer investimento.

A união do SaaS com o Marketing Digital

Atualmente, seu produto pode ser disponibilizado na nuvem (Cloud Computing) e pode ser comercializado através de um modelo SaaS (Software as a Service), que garantem ao vendedor uma receita recorrente e ao comprador um investimento menor, diluído no tempo. Basta criar um website para servir como sua base, montar a infraestrutura necessária para garantir a performance de seu produto e usar de estratégias de marketing digital para atrair novos clientes. Como diz o bilionário Mark Cuban, investidor e proprietário do time da NBA Dallas Mavericks, “se você tem um computador e uma conexão à internet, você pode criar sua empresa”.

Nesse cenário, fazer o desenvolvimento e a localização de um software, para que ele atenda a um público global, é possível para a maior parte das empresas, com custos cada vez menores.

Pacote Completo de Serviços
Nos projetos de localização de software em que apoiamos nossos clientes, mostramos que ao decidir internacionalizar seu produto, é preciso pensar além do software. Um produto global envolve pelo menos a tradução de conteúdo dos seguintes pontos:
- Telas do produto
- Manual de instruções
- FAQ para apoio de suporte
- Termos de Uso
- Contrato de Licenciamento
- Website

Lembre-se que ao assumir o compromisso de atender a um público global, seu potencial de vendas aumenta, mas suas responsabilidades também. Como o Inglês é o idioma mais comum para esse mercado, nossa agência de tradução possui experiência em todas as etapas do projeto, com especialistas em tecnologia, gestão de projetos e marketing digital.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.