Trabalhar no Exterior 6 – Gabriel Caridade e as diferenças entre Canadá e EUA

Diferenças entre Canadá e EUA

A carreira do Gabriel no exterior é única e cheia de histórias.

Ele mudou para os EUA em 2006. transferido de sua empresa naquele momento, a Terphane. Morou por mais de 3 anos com sua família em Rochester e executou a função de Gerente Técnico. Como ele sabia que a empresa não patrocinaria seu Green Card e que a transferência entre empresas nos EUA para quem está com visto de trabalho é difícil, conseguiu um emprego no Canadá na empresa onde começou sua carreira, a Saint-Gobain.

A mudança para o Canadá com dois filhos pequenos não foi fácil, mas a adaptação da família no país foi muito boa, com destaque para o acesso da população a saúde e educação. O Gabriel explicou a importância para ele de ter a residência permanente em um país em vez de somente um visto de trabalho.

“Quando a oportunidade aparecer, é importante saber negociar. Eu aceitei muita transferência lateral, eu aceitei trabalhar pesado para conseguir chegar no ponto de negociar e dizer: olha, a partir de um momento não quero mais visto de trabalho, eu quero residência permanente.”

Depois de morar no Canadá por 9 anos com sua família conquistou a residência permanente e depois a cidadania canadense. Atualmente, foi transferido para uma unidade da Saint-Gobain em New Hampshire e assim tem a experiência necessária para nos contar suas percepções sobre as diferenças entre Canadá e EUA. A educação e saúde no Canadá é um direito de todos e uma mentalidade menos individualista que nos EUA. O Canadá precisa de imigrantes, então ele acaba sendo mais receptivo para imigração que os EUA.

O Gabriel detalha as diferenças de contratação e manutenção de funcionários como Gerente de Fábrica nos EUA e Canadá, pois o sindicato é muito forte no Canadá e a média de anos de trabalho do chão de fábrica era aproximadamente 30 anos de empresa.

Para finalizar com chave de ouro, o Gabriel destacou como o voluntariado é importante para o canadense e contou da experiência dele de 3 anos como voluntário na Polícia, que o ajudou a ser cidadão e gestor no país, aplicando isso na gestão de conflitos como profissional.

Links de Conteúdo
Saint-Gobain Group

O podcast Trabalhar no Exterior toda semana oferece entrevistas com profissionais brasileiros que trabalham ou empreendem no exterior. Saiba como é o dia a dia desses profissionais, suas histórias e experiências, além de dicas práticas para você que busca oportunidades em outros países, incluindo o processo de entrevista de emprego em inglês, internacionalização de pequenas e médias empresas, adaptação cultural e muito mais.

Ouça o episódio em sua plataforma de podcasts predileta ou em nossa página do YouTube:

Spotify

Apple Podcasts

Castbox

YouTube

Lembre-se de assinar o feed do podcast para não perder os novos episódios!

Você está pronto para uma oportunidade de emprego no exterior ou até mesmo para uma multinacional que exige inglês fluente?
Que tal se preparar para o processo de recrutamento com um serviço especializado em entrevistas de emprego em inglês?

Na Spark English, nós lhe ajudaremos desde a tradução do currículo e perfil do LinkedIn em inglês até um serviço personalizado de preparação para entrevistas, com simulações reais de acordo com o seu segmento e suas dificuldades.

Envie uma mensagem em nossa página de Contato com suas informações que entraremos em contato para agendar uma avaliação gratuita e lhe ajudar a conquistar o emprego de seus sonhos.
Spark English, seu serviço especializado de inglês para entrevistas de emprego.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.