Toda semana o podcast Trabalhar no Exterior traz histórias reais de profissionais brasileiros no exterior.
Cada entrevistado tem sua própria história, suas próprias dificuldades e suas próprias histórias de sucesso.
Você sempre quis saber como é morar nos EUA? Como é o processo para abrir uma empresa lá?
Ou você quer estudar no Canadá ou na Europa e quer ouvir experiências de quem já embarcou nessa aventura?
Ou você quer aproveitar a tendência de trabalho remoto e conseguir um emprego em uma empresa internacional, faturar em dólar enquanto gasta em reais no Brasil?
Essas e muitas outras dicas práticas estão nas conversas que temos com nossos entrevistados em cada episódio.
Ficou interessado?
Assine o feed do nosso podcast Trabalhar no Exterior em sua plataforma predileta usando os links abaixo e não perca nenhum episódio!
Veja a lista atualizada dos episódios:
Episódio 1 – Beto Facci, CEO da Motion Sphere
No episódio de estreia de Trabalhar no Exterior entrevistamos Beto Facci, CEO da Motion Sphere, empresa que fabrica um produto inovador e que tem na sua carteira de clientes gigantes como Disney, F1, Volkswagen, Shell, AT&T e Yamaha. O Beto conta sobre sua experiência profissional, as facilidades de abrir a empresa nos EUA e como é morar em Orlando com sua família. Um papo descontraído e cheio de dicas práticas para quem deseja empreender nos EUA.
Episódio 2 – Jamile Gomes, fundadora da miitn – Sales Learning for Life
Neste episódio de Trabalhar no Exterior conversamos com Jamile Gomes, fundadora da miitn – Sales Learning for Life e morando atualmente no Canadá. Ela conta sobre sua trajetória na área de vendas em grandes empresas do Brasil, o ano sabático que ela tirou para estudar Business English no Canadá e como tem sido a experiência dos processos de entrevistas em inglês, diferenças culturais, dificuldades do processo de visto durante a pandemia e muito mais. Uma entrevista com muitos ensinamentos para quem deseja morar no Canadá ou em outros países.
Episódio 3 – André Martins, Desenvolvedor de Front-End
Esse episódio de Trabalhar no Exterior tem um foco diferente. Em nossa conversa com André Martins, desenvolvedor na Blacksmith Agency, discutimos como ele conseguiu um emprego no modelo home-office a partir do Brasil em uma empresa nos EUA. Conversamos sobre como ele aprendeu inglês, o processo de entrevistas de emprego em inglês, como ele não quer nesse momento morar no exterior e sim aproveitar a conversão da moeda trabalhando para uma empresa estrangeira. E como bônus, o André conta de sua experiência como agente de futebol com atletas internacionais.
Trabalhar no Exterior 4 – Elieser Freitas, recomeço no mercado de tecnologia nos EUA
Esse episódio traz Elieser Freitas, um profissional experiente de tecnologia no Brasil que conta a história de seu recomeço nos EUA. Ele detalha como em 3 meses já conseguiu a autorização para trabalho e o Green Card em apenas 15 meses. O Elieser também nos conta como tem sido o processo de entrevistas de emprego em inglês que tem feito nas empresas do Vale do Silício, as mudanças que precisou fazer em seu currículo para se adaptar à realidade do processo de recrutamento nos Estados Unidos e como os esportes americanos como baseball e futebol americano tem sido importantes no processo de adaptação dele e de seus filhos.
Trabalhar no Exterior 5 – Henrique Gonçalves, experiências nos EUA, Canadá e Amazônia
Um episódio cheio de histórias com Henrique Gonçalves. Uma jornada internacional que inclui um programa de Trainee em Chicago, um MBA em Notre Dame que só aumentou a paixão por esportes americanos e um projeto fantástico na Amazônia, além de trabalho numa fintech em Washington, trabalho numa startup e residência permanente no Canadá. Conversamos sobre os detalhes burocráticos de cada processo, experiências únicas e muito mais sobre planos futuros para a carreira. Um papo divertido e com várias dicas práticas para você que busca uma experiência fora do Brasil.
Trabalhar no Exterior 6 – Gabriel Caridade, as diferenças entre Canadá e EUA
A carreira do Gabriel no exterior é única e cheia de histórias. Transferido de sua empresa no Brasil para os EUA, conseguiu um outro emprego no Canadá onde morou por 9 anos com sua família e conquistou a residência permanente e depois a cidadania canadense. Atualmente, foi transferido para uma unidade em New Hampshire e nos conta suas percepções sobre as diferenças entre Canadá e EUA, desde a cultura até o gerenciamento de equipes em sua função como Gerente de Fábrica. Uma conversa muito legal para quem deseja mais informações sobre como é trabalhar no exterior.
Trabalhar no Exterior 7 – Alexandre Marini conta como é morar na Suécia
O Alexandre é um profissional de banco de dados que foi morar na Suécia, trabalhar em uma empresa indiana para atender clientes locais. Ele nos conta de sua experiência no Brasil, como participou ativamente de grupos internacionais de usuários e isso o ajudou a praticar o idioma para as entrevistas de emprego em inglês que culminaram em sua ida para a Escandinávia. Um papo muito interessante sobre a qualidade de vida, diferenças culturais, custo de vida e detalhes do processo de imigração e legislação local.
Trabalhar no Exterior 8 – Beno Dresch, gestor de TI na Alemanha
Como é viver na Alemanha e gerenciar profissionais de TI em uma grande empresa local? Essa e muitas outras questões desde o sistema de educação até o uso do inglês na Europa são respondidas por Beno Dresch, nosso entrevistado do novo episódio de Trabalhar no Exterior.
Um papo muito legal sobre os quase 15 anos do Beno trabalhando na Europa, passando pelo início em Liechtenstein, adaptação com sua família e como foi a transição para o modelo de trabalho remoto durante a pandemia.
Trabalhar no Exterior 9 – Luisa Helena Pires, nômade digital
Você já pensou em fazer uma volta ao mundo? Esse é o objetivo da Luisa Helena Pires, que vendeu tudo em 2019, largou uma carreira de mais de 12 anos e mergulhou de cabeça nesse projeto. Alguns meses depois uma pandemia global atrapalhou um pouco os planos dela, mas nesse papo muito legal em que encontramos a Luisa em San Diego, ela nos conta de como se planejou para essa mudança de vida, os problemas que enfrentou no início da pandemia que a levaram a voltar ao Brasil, e como ela faz para continuar essa vida de nômade digital.
Aguarde os próximos episódios!
Você está pronto para uma oportunidade de emprego no exterior ou até mesmo para uma multinacional que exige inglês fluente?
Que tal se preparar para o processo de recrutamento com um serviço especializado em entrevistas de emprego em inglês?
Na Spark English, nós lhe ajudaremos desde a tradução do currículo e perfil do LinkedIn em inglês até um serviço personalizado de preparação para entrevistas, com simulações reais de acordo com o seu segmento e suas dificuldades.
Saiba mais sobre o serviço e envie uma mensagem com suas informações que entraremos em contato para agendar uma avaliação gratuita e lhe ajudar a conquistar o emprego de seus sonhos.
Spark English, seu serviço especializado de inglês para entrevistas de emprego.