Valor da comunicação com clientes nos serviços de tradução

Empresa de serviços de tradução

Nenhuma empresa sobrevive sem clientes, isso não é uma novidade. Todos sabemos o quanto custa atrair um novo cliente, e o trabalho de retenção do mesmo e aumento de seu ticket médio é um dos fatores mais importantes para garantir a lucratividade de uma empresa.

Para reter um cliente é importante manter uma comunicação constante com o mesmo, entendendo suas necessidades e garantindo que os serviços contratados sejam realizados exatamente de acordo com o esperado. Para uma agência de tradução, esta realidade é ainda mais clara, e a comunicação com os clientes é essencial para o entendimento entre as partes e a eficácia dos serviços entregues.

Pró-atividade na comunicação

Antes de abrir uma empresa de tradução, durante muitos anos fui o responsável pela ouvidoria de uma grande empresa. Durante este tempo percebi que grande parte das reclamações poderiam ser evitadas se a equipe responsável pela execução dos serviços pró-ativamente entrasse em contato com o cliente para tirar dúvidas relacionadas ao processo ou para alinhar as expectativas relacionadas ao produto ou serviço.

Nos serviços de tradução, em que muitas vezes existem terminologias próprias da empresa ou erros no texto em alguns casos, é muito importante que o tradutor contate seu cliente e alinhe todos estes pontos antes de entregar o serviço.

Muitas agências de tradução também fecham antecipadamente com seus clientes glossários específicos para projetos de maior duração, garantindo que desde o início dos trabalhos, não existam dúvidas sobre os termos e expressões mais importantes.

Pesquise antes de perguntar

Este é um ponto muito importante e que enfatizamos muito com a equipe de nossa empresa de traduções. Durante a execução de um serviço, somente contate o cliente com uma dúvida, depois de fazer todas as pesquisas possíveis e imagináveis.

É obrigação do prestador de serviço usar das ferramentas disponíveis para resolver as questões pendentes, antes de acessar o cliente. Muitas vezes o contato excessivo acaba desgastando o relacionamento com o cliente, portanto, precisa ser bem administrado.

Auxilie seu cliente com inteligência de mercado

Um diferencial para quem presta serviços de tradução é aproveitar das ferramentas e do conteúdo utilizados em suas pesquisas de trabalho para oferecer um maior valor a seu cliente e impressioná-lo durante este processo.

Ferramentas online de marketing digital como o Google Alerts ou o próprio mecanismo de busca do Twitter permitem a empresa descobrir informações que estão sendo publicadas sobre a empresa ou sobre o segmento de mercado no qual atua.

Oferecer este tipo de informação que muitas vezes passa despercebido pelo seu cliente, pode ser uma forma de retê-lo e fidelizar o mesmo.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços de tradução? Visite nosso site e entre em contato. Spark English, muito mais que uma empresa de tradução!

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.