Se você, assim como eu, gosta de praticar atividades físicas ou trabalhar com fones de ouvido, entende o quanto o surgimento dos smartphones alterou a forma com a qual nós consumimos conteúdo em áudio. Agora, independentemente do local onde você está, você pode ouvir suas músicas ou notícias com alguns toques na tela. Nesta onda, surgiu o podcast, e neste artigo vamos discutir as vantagens da transcrição de áudio para quem produz este formato de conteúdo.
História do Podcast
O nome podcast surgiu da combinação de “pod”, devido ao Ipod, e “cast”, devido ao “broadcast”, ou transmissão de informações. Apesar de o formato de “Talk Show” já existir há muito tempo, o podcast começou a ganhar popularidade a partir de 2007, com a maior popularidade do Ipod e o surgimento do Iphone.
A partir deste momento, criadores de conteúdo de diferentes segmentos perceberam uma grande oportunidade de comunicar-se com seu público através de arquivos de áudio pré-gravados.
Crescimento do Mercado de Podcast
Atualmente, em que somente no Brasil existem 40 milhões de smartphones e cada vez mais as pessoas tem acesso a conexão 3G ou 4G (mesmo com qualidade discutível), o mercado de podcasts vem crescendo substancialmente. O custo de produção é baixo, o alcance através da Itunes Store e de outras plataformas como Stitcher e Podflix é grande, e principalmente, os criadores de conteúdo perceberam que o podcast é uma grande forma de fidelizar um público e gerar clientes futuros, pois através do áudio, você consegue comunicar sua expertise em um determinado assunto de uma forma muito mais clara.
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Há menos de 6 meses, lancei um podcast sobre marketing digital chamado “De Cabeça”, com meu amigo Bruno Moreira. Com investimento baixo, chegamos a uma média de 4.000 downloads por episódio. Quantos posts de blog atraem este volume de público?
Transcrição de áudio para podcasts
Se acima mencionei que o mercado para podcasts está crescendo e que as pessoas estão consumindo cada vez mais o formato de áudio, por que buscar um serviço de transcrição de áudio para meu conteúdo?
A resposta é simples e resume-se em 3 letras: SEO.
A ITunes Store é fantástica para promover seus podcasts, mas a realidade é que a longo prazo, você precisa ser encontrado pelo público que faz buscas no Google e aí entra a questão de SEO, que em Português significa “Otimização de Busca”. Quando você cria um podcast é importante ter um site para acompanhar seus episódios, servindo como sua plataforma de conversão para os ouvintes que se interessarem pelo seu conteúdo e quiserem saber mais de seus serviços.
Neste site, você pode publicar o arquivo de áudio, mas para ser encontrado pelo mecanismo de busca do Google é essencial fazer a transcrição do áudio do podcast em texto e publicar na página, para que as palavras-chave que são digitadas pelos usuários na busca do Google estejam relacionadas com seu conteúdo. O serviço de transcrição é um investimento que vale a pena para atrair mais visitantes para seu site e aumentar o número de leads.
Na Spark English, somos uma agência de tradução com profissionais especialistas na transcrição de áudio e vídeo, além de nossa experiência na geração de podcasts e serviços de marketing digital.
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