A evolução do aplicativo do Google Tradutor

Google tradutor para celular

O Google Tradutor é uma ferramenta extremamente útil. Já a mencionamos diversas vezes em nosso blog e apesar de suas limitações para traduções corporativas ou oficiais, é a melhor opção para traduções básicas do dia-a-dia. Em nossa empresa de tradução recebemos diversas solicitações de orçamento para a tradução de livros.
Quando trata-se de uma editora ou de um autor que deseja traduzir seu livro para publicá-lo no Brasil ou no exterior, atendemos a todas as necessidades. Porém, quando trata-se de uma pessoa que deseja traduzir o conteúdo de um livro para entendimento do conteúdo, recomendamos o uso do Google Tradutor, por tratar-se de uma opção sem custo e que atende as expectativas básicas.

Na sua versão mobile, a última atualização do Google Translate traz muitas novidades que podem ajudar a população mundial durante suas viagens de turismo. O Google comprou o aplicativo “World Lens” no ano passado e implementou as funcionalidades deste app em seu próprio aplicativo nesta versão. Basicamente, você pode apontar a câmera de seu smartphone (funciona nas versões IOS e Android) para um sinal, uma placa ou qualquer texto em um idioma, e o aplicativo traduzirá na tela o texto para o idioma selecionado. Esta funcionalidade pode ser uma tremenda ajuda para quem precisa obter as direções para um local ou entender o menu de um restaurante.

Porém, tome cuidado! Fiz um teste de tradução Inglês-Português em uma embalagem de leite sem lactose, e olha as traduções que recebi:
- “None of the Lactose” foi traduzido como “Nenhum de Lactise” (a tradução correta seria “Sem Lactose”)
- “Did you know…” foi traduzido como “Fez você saber…” (a tradução correta seria “Você sabia…”)

Outra funcionalidade muito legal da nova versão é a possibilidade de falar no aplicativo em seu idioma, selecionar o idioma que deseja traduzir, e o aplicativo fará a tradução do áudio na língua escolhida. Assim, por exemplo, um motorista de táxi pode solicitar o um horário para buscar o turista no hotel, o aplicativo traduz na língua da pessoa e ela responde gravando o áudio também no celular para que seja traduzido no idioma do taxista. É um pouco trabalhoso demais para conversas mais longas, mas para informações básicas é uma ferramenta fantástica.

Abaixo, colocamos um vídeo com as principais funcionalidades desta nova versão.

Caso você necessite de serviços de uma agência de tradução para a sua empresa ou para publicar seu livro ou artigo científico, entre em contato com a Spark English. Possuímos especialistas em diversas áreas para atender a todas as suas necessidades.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.