Importância da publicação e tradução de artigos científicos na internet

tradução de artigos científicos

Vivemos em uma época interessante, onde um volume gigantesco de informações está disponível para consumo gratuito ou por um custo muito baixo, mas ao mesmo tempo, o volume de pesquisas científicas e informações de estudos acadêmicos, principalmente em Português, ainda não é encontrado facilmente. Por isto, a publicação e tradução de artigos científicos cresce em importância entre os círculos acadêmicos e universidades no Brasil.

Quando falamos na criação de artigos científicos, estes devem ser considerados como uma forma de diálogo da comunidade científica com o público geral. Com a disseminação da internet, a plataforma para este diálogo é praticamente infinita, pois as universidades, alunos e professores podem publicar a quantidade de conteúdo que desejarem e atrair novos públicos para participar da discussão.

Como o objetivo é apresentar as pesquisas para o maior público interessado possível, é importante que os artigos sejam publicados em Inglês, portanto, a tradução de artigos científicos é um fator tão importante quanto a publicação. Ao traduzir os artigos para o Inglês, além do público maior, consequentemente, aumenta a possibilidade de um reconhecimento maior.

Durante a publicação e tradução dos artigos científicos, uma preocupação do autor e do tradutor deve ser a utilização de palavras-chave que tenham um alto volume de buscas no Google, Bing ou Yahoo. Esse ponto é muito importante, então por exemplo, se um dos objetivos de seu texto é direcionar o texto para “técnico em química”, veja a diferença de alcance entre utilizar essa expressão ou “técnico de química”:
- técnico em química – média de 590 buscas mensais no Google
- técnico de química – média de 30 buscas mensais no Google

Esta análise é feita através do Planejador de Palavras-chave do Google Adwords e caso você necessite de ajuda neste processo, procure um especialista em SEO e marketing digital. Na Spark English, este serviço faz parte das nossas entregas de tradução de artigos científicos, um dos grandes diferenciais de nossa empresa.

Para as universidades, seus profissionais e alunos de cursos de mestrado e doutorado, estes fatores de distribuição devem ser considerados durante o planejamento e execução dos textos. Quem souber aproveitar-se melhor do potencial da plataforma online, conseguirá um maior destaque para seus trabalhos.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o crescimento de sua empresa.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.