Quais os benefícios da transcrição de áudio e vídeo?

empresa de tradução e transcrição de áudio e vídeo

Fui educado em uma época em que as principais fontes de informação eram os livros, o quadro negro com as dicas de meus professores e a enciclopédia para encontrar as informações mais detalhadas. Sim, sei que sou velho :) .

Para entretenimento, tínhamos os canais de TV aberta e a experiência cultural de todos era a mesma, devido a restrição de conteúdo. Por isto, todo mundo que você encontra com mais de 35 anos lembra do Alf, dos Herculóides e da Corrida Maluca.

Na música, ou você tinha dinheiro para comprar os LPs ou Fitas (e mais tarde os CDs), ou assistia os vídeos na MTV e a descoberta de novas músicas era restrita a poucos canais.

Se você encontrou este artigo, sabe que a realidade atual é diferente: todas as informações que você precisa estão disponíveis gratuitamente na internet. O YouTube é a segunda ferramenta de busca online, com bilhões de visualizações de vídeos. Você pode fazer o streaming de novos artistas e baixar as músicas que você quer, sem ter que aguentar o álbum inteiro.

Isto abriu as portas para empresas criarem seu conteúdo e disponibilizá-lo para seu público interno (colaboradores e acionistas) e público externo (clientes e leads) em forma de áudio e vídeo, comunicando sua mensagem de forma clara e detalhada.

Empresas podem criar treinamentos de processos, sistemas e políticas internas em vídeo para que sejam acessados a qualquer momento e em qualquer lugar para aqueles com acesso a internet ou ao servidor. Podem divulgar seus resultados em áudio para os acionistas. Podem gerar vídeos divulgando novos produtos ou serviços ao mercado.

E isto não se resume somente a grandes empresas. Pequenas empresas perceberam que podem gerar podcasts em áudio e posicionar-se como autoridade perante o mercado. Ou criar vídeos gravados em baixo custo, mas com criatividade para diferenciar-se da concorrência.

Todo este conteúdo mencionado nos últimos parágrafos precisa ser encontrado pelo público-alvo. Quando falamos do mercado de internet, a empresa necessita usar técnicas de SEO para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. E seu vídeo tem uma chance muito maior de chegar na primeira página dos resultados de busca se for realizada uma transcrição de áudio ou transcrição de vídeo.

O motivo para isto é simples: o YouTube, o Vimeo e o próprio Google, conseguem fazer uma leitura melhor do conteúdo do vídeo, por exemplo, se o mesmo tiver uma transcrição, pois será possível identificar as palavras-chave. Não confie na ferramenta automática do YouTube para geração de legendas, pois ela não é assertiva e você não conseguirá trabalhar as palavras-chave que você realmente deseja.

Outro benefício da transcrição de áudio e vídeo é que você fornece ao público que você quer educar ou fornecer a informação, uma ferramenta de consulta, que definitivamente ajudará na absorção do conhecimento.

Para quem produz podcasts ou treinamentos em áudio, a transcrição de áudio fornece a possibilidade de fornecer a consulta de links para seu público e melhorar seu SEO.

Para treinamentos em vídeo, a transcrição pode servir como base para as legendas, ou também como base do texto para contratar serviços de tradução para outros idiomas.

Em resumo, para quem produz conteúdos em formatos diferentes de texto, a transcrição de áudio e transcrição de vídeo é uma ferramenta que aumentará o ROI de seu investimento em conteúdo e ampliará o seu mercado consumidor.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o crescimento de sua empresa.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.