A importância das conferências acadêmicas

Conferências Acadêmicas e a Tradução de Artigos Científicos

Quem trabalha no mundo acadêmico, principalmente aqueles com foco em pesquisa, passa boa parte de seu tempo em um ambiente controlado, otimizado para a sua concentração. Os meios de comunicação online ajudam neste processo de “isolamento” e muitas vezes o profissional passa dias sem contato pessoal no seu ambiente profissional.

Então, assim como em outras áreas, as conferências vêm ganhando cada vez mais importância, e as conferências acadêmicas podem oferecer uma quebra desta rotina e ótimas oportunidades profissionais e de aprendizado.

Plataforma para artigos científicos

Se você tem um artigo científico a ser publicado, uma conferência acadêmica pode ser uma ótima oportunidade para expor sua pesquisa e ter uma reação imediata em relação ao seu trabalho. Apresentar seu trabalho para um público seleto e especializado pode ser um pouco assustador, mas por outro lado ter a validação da comunidade científica em um ambiente de uma conferência pode lhe propiciar uma oportunidade única e abrir várias portas para este e novos projetos.
Caso o público da conferência seja internacional, não esqueça de buscar a ajuda de uma agência de tradução que possa lhe apoiar na tradução do artigo científico e na criação de sua apresentação.

De olho nas tendências

Nada melhor que uma conferência acadêmica para entender quais são as tendências de sua área e as principais pesquisas que estão sendo publicadas. Por mais que você acompanhe as publicações científicas e técnicas e tenha uma rotina pesada de estudos, um evento focado especificamente em palestras de alta qualidade, definitivamente lhe permitirá acesso a novos materiais. Além disto, ao atender uma conferência, você sabe que durante aquele período, seus problemas ficarão no escritório e estará mais relaxado para aprender algo novo.

Networking

Isto é um consenso para qualquer mercado e profissão: não existe atualmente um lugar melhor para fazer networking e aumentar sua rede de contatos do que uma conferência. Neste ano, estive numa conferência em San Diego que teve em sua noite inicial um evento de networking em um porta-aviões, ou seja, nada de palestras ou demonstrações, somente um ambiente montado para que as pessoas possam se conhecer e trocar ideias.

Um ponto importante neste ambiente é não tentar se vender já em um primeiro momento. Assim, como você não vai para um bar e pede alguém em casamento no balcão, a conferência acadêmica é um momento de você fazer um primeiro contato, trocar algumas informações e se colocar à disposição para ajudar os outros. As oportunidades aparecerão no futuro, após estabelecer um relacionamento de confiança.

Profissionais com textos acadêmicos e pesquisas científicas publicadas em periódicos internacionais tem maior credibilidade e facilidade em se relacionar com seus pares em outros países, devido a conveniência para compartilhar os resultados de seus trabalhos. Assim, garanta a qualidade do Inglês de seus textos, com o apoio de um tradutor para artigos científicos.

Em resumo, tendo a oportunidade, aproveite e atenda as conferências de sua área, na grande maioria dos casos, será uma experiência positiva.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência na tradução de artigos científicos, para apoiar o seu crescimento profissional.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.