Quais as razões para escrever um artigo científico?

Razões para escrever um artigo científico

Há poucos dias atrás faleceu o Roberto Bolaños. Acredito que assim como eu, você deve ter assistido o Chaves quando criança e deve ter agradecido o Bolaños nas redes sociais pelos momentos divertidos que o programa lhe proporcionou. O fato é que mesmo com a grande quantidade de canais de comunicação disponíveis, o Chaves ainda continua sendo um sucesso atualmente. Porém, não há como negar que no período em que o programa ganhou notoriedade, as opções de entretenimento que tínhamos na TV eram limitadas e a internet ainda não estava desenvolvida, então isto ajudou no processo da criação de um programa de sucesso, pois todos estávamos ligados na TV no mesmo horário.

E o que isso tem a ver com a publicação ou tradução de artigos científicos?

Analise desta forma, até duas décadas atrás, profissionais de qualquer área, acadêmica ou não, escreviam artigos por 3 motivos:
- Alguma obrigação profissional
- Rechear o curriculum
- Investir muito tempo na geração e divulgação do texto para buscar a publicação em um dos poucos canais disponíveis

E este é o principal fator em que podemos usar como comparação ao sucesso do Bolaños: até pouco tempo atrás vivíamos em um mundo em que a publicação de conteúdo era restrita a poucos canais de comunicação. No mundo acadêmico, isto tornava as razões para escrever um artigo científico mais burocráticas do que práticas.

Porém, aperte o botão de “fast-forward” e vamos voltar ao momento atual. Hoje em dia, a publicação de conteúdo está ao acesso de praticamente todas as pessoas. Blogs de pessoas físicas tem tanto ou mais audiência do que publicações com décadas de história. Profissionais podem divulgar seu conhecimento e desenvolver sua marca pessoal. Acadêmicos podem desenvolver suas pesquisas e publicar seus textos para um público global, com a ajuda de uma agência de tradução.

Então, se antigamente no Brasil, os acadêmicos escreviam artigos para aumentar suas chances de passar em um concurso público ou ganhar uma bolsa, atualmente escrevem para comunicar os resultados de suas pesquisas para a comunidade da área relacionada, abrindo um canal de discussão online que ajuda não somente na disseminação de descobertas científicas, mas também na validação de estudos, usando um ambiente de colaboração contínua.

Este novo ambiente, certamente mais competitivo que o anterior também exige que você consiga se destacar perante os outros membros da comunidade, garantindo o crédito de suas descobertas e minimizando a possibilidade de plágio. Para se destacar em um âmbito global, é importante ter um parceiro de confiança para lhe auxiliar na tradução de artigos científicos e técnicos, garantindo a qualidade de seu texto em qualquer idioma.

E para finalizar, podemos fazer outra analogia com o saudoso Chaves, pois mesmo em um ambiente com milhares de opções “on demand” de entretenimento atualmente, o programa ainda é um estrondoso sucesso. Então, mesmo em um ambiente mais competitivo, seus trabalhos podem se destacar, sendo importante neste caso uma pesquisa bem feita para escolha das palavras-chave de seu artigo e uso de técnicas de marketing digital e SEO para as publicações online.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência na tradução de artigos científicos, para apoiar o seu crescimento profissional.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.