O desenvolvimento de artigos científicos em conjunto

Colaboração e tradução de artigos científicos

Já foi-se o tempo em que as áreas da ciência eram consideradas ideais para aquelas pessoas com perfil intimista, que somente gostam de trabalhar isoladas. Ainda existem os estereótipos, reforçados publicamente em seriados como “The Big Bang Theory”, mas cada vez mais tem se tornado comum a colaboração entre cientistas na elaboração de trabalhos de pesquisa.

Esta cultura da colaboração é algo que vem se disseminando há algum tempo em outras áreas, dentro de grandes empresas e startups, e agora está crescendo em popularidade na esfera acadêmica e da ciência. Mesmo em uma empresa de tradução como a nossa, existem vários casos de trabalhos colaborativos, como por exemplo, no uso da tradução reversa na tradução de artigos científicos.

O crescimento em popularidade da colaboração científica segue o fato de que cada vez mais, cientistas se especializam em um determinado assunto ou em uma certa tecnologia. Ao unir dois ou mais conhecimentos específicos e avançados, as possibilidades de criar algo novo, que realmente possa ter um impacto positivo nas áreas de medicina, química, biologia, física entre outros, cresce muito.

Assim como numa grande empresa, o trabalho em conjunto no desenvolvimento de estudos e artigos científicos não é uma simples soma de 1 + 1 = 2. É preciso antecipadamente estabelecer um processo de trabalho, com as delimitações das obrigações e responsabilidades de cada uma das partes envolvidas, para que o resultado final seja o esperado.

Conflitos sempre podem existir, por isto é importante fazer um planejamento prévio e que ambas as partes conheçam os perfis de seus pares, principalmente se forem de instituições acadêmicas diferentes e boa parte dos trabalhos for realizada à distância, para que os conflitos sejam fontes para resolver problemas complexos e avançar nos estudos, ao invés de um confronto de egos para determinar a parte determinante na relação.

Além da vantagem de permitir um trabalho de maior alcance, devido a soma de conhecimentos complementares, a colaboração nas pesquisas científicas aumenta as possibilidades de investimento e de trabalhos de colaboração global, cuja publicação dos resultados deve ter sempre o apoio de uma agência de tradução para a execução ou revisão dos textos na tradução de artigos científicos.

Venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o seu crescimento.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.