Qual é a fonte mais confiável para obter suas informações?

Tradutor de sites

Essa foi a pergunta feita pela Edelman, empresa de relações públicas, para 27.000 pessoas em 20 países para identificar em quem as pessoas confiam para buscar as informações de seu dia-a-dia. As informações detalhadas da pesquisa serão divulgadas essa semana no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Pela primeira vez, os mecanismos de busca, cujo grande representante é o Google, foram escolhidos como a fonte mais confiável, sendo mencionada por 64% dos entrevistados.

Veja abaixo os principais resultados da pesquisa, de acordo com o percentual de pessoas que mencionaram a fonte como confiável:

- Mecanismos de Busca: 64%
- Mídia Tradicional: 62%
- Mídia Híbrida: 53%
- Mídia Social: 48%
- Mídia Própria: 47%

Importância do tradutor de sites

O resultado dessa pesquisa é mais um alerta para as empresas que ainda não investem em seu website ou em marketing digital. Se o Google é a fonte mais confiável para informações, é essencial que sua o site de sua empresa esteja bem posicionado quando seu cliente em potencial efetuar uma busca por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

E para aquelas empresas que possuem um serviço ou produto com potencial internacional, a tradução de sites feita por um profissional ou uma empresa de traduções especializada neste segmento é um diferencial para maximizar o SEO de seu site e garantir que a mensagem de sua empresa seja alcançada pelo maior número de pessoas possível.

Conteúdo é Tudo

A expressão “Content is King” em Inglês tem sido usada por anos, mas sua importância não envelhece, muito pelo contrário, só aumenta. Cada vez mais as pessoas usam o Google para buscar toda e qualquer informação. Outra informação importante desta pesquisa é que os Millenials (geração abaixo dos 30 anos) confiam ainda mais do que a média geral nas informações extraídas dos mecanismos de busca. O percentual de 64% sobe para 72% neste grupo.

Isto quer dizer que se sua empresa conseguir através de estratégias de marketing digital, posicionar-se nas primeiras páginas quando as buscas são efetuadas, o nível de confiança no mecanismo de busca, transfere-se para sua empresa. Porém, para isso, você precisa de conteúdo de qualidade, para ser encontrado e depois para ser compartilhado e aumentar sua abrangência.

Periódicos de Nicho

Sempre acreditei que as pessoas buscam as informações das fontes que lhe fazem sentir melhor. Por exemplo, se você vive no Brasil e é de direita, lerá a Veja para suas notícias econômicas e políticas, pois os “fatos” publicados suportam a sua forma de ver o mundo. O mesmo se aplica a quem é de esquerda e busca as “notícias” em publicações como Carta Capital. O mesmo ocorre nos Estados Unidos, sendo que os Republicanos acessam a Fox News e os Democratas buscam informações na MSNBC ou CNN.

Porém, com a nova geração confiando mais em um mecanismo de busca isento (esperamos que sim), será interessante validar se essa verdade será a mesma daqui há 15 ou 20 anos, pois as pessoas considerarão mais quem o Google mostrar nos seus primeiros resultados do que exatamente a fonte específica da informação.
Vamos aguardar os próximos anos e analisar quem o público buscará como sua principal fonte de informações.

Para você que deseja ter uma presença digital internacional para seus serviços e produtos, nossa empresa de traduções oferece serviços especializados de tradução de sites e tradução de conteúdo para ações de marketing digital. Nossa experiência lhe ajudará a ser a fonte mais confiável de seu segmento de mercado e ser encontrado por mais visitantes que efetuam buscas no Google.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.