Você sabe o significado do nome de seu time da NFL?

Siginificado nomes dos times NFL

O futebol americano vem aumentando cada vez mais em popularidade no Brasil e tem sido um dos principais sucessos na grade de programação da TV à cabo. Com mais um Super Bowl chegando e finalmente o meu time predileto, Miami Dolphins, chegou aos playoffs em 2017, neste artigo listarei os significados de cada um dos nomes dos times da NFL.
Muitas vezes, uma tradução literal não revela o verdadeiro significado, sendo necessário mergulhar um pouco na história de cada time.
Prepare-se para o kickoff e veja abaixo na lista o que significa o nome de seu time e de seus principais rivais:

Arizona Cardinals

Em 1901 o dono do time comprou camisas castanhas velhas e usadas da Universidade de Chicago e chamou a cor de “vermelho cardeal”, pois lembrava a cor do pássaro. O interessante é que o pássaro só passou a fazer parte do logo a partir de 1947.
A equipe tem 2 títulos em 1925 e 1947 antes da fusão da NFL com a AFL em 1970. Seu estádio será usado para o Super Bowl desse ano.

Atlanta Falcons

A origem do nome dos “Falcões” partiu de um concurso realizado por uma rádio local, onde foi selecionado entre mais de 500 opções. A vencedora do concurso foi Julia Elliott que ganhou ingressos para 3 temporadas para 4 pessoas e uma bola autografada pelo time de 1966.
A equipe nunca venceu o Super Bowl.

Baltimore Ravens

A escolha do nome Ravens, que significa “Corvos”, também partiu de um concurso, conduzido pelo jornal local, e é uma referência ao poema famoso de Edgar Allan Poe. Os Ravens surgiram apenas em 1996, quando o Cleveland Browns (que depois voltou a existir) foi transferido pelo seu dono de Cleveland para Baltimore. Imagine como você se sentiria se seu clube de futebol predileto movesse de cidade e de nome?
O time foi campeão do Super Bowl em 2000 e 2012.

Buffalo Bills

O interessante do nome do time é que a cidade Buffalo já se refere ao animal encontrado no logo, então em concurso realizado em 1947, o nome foi escolhido para homenagear Buffalo Bill Cody e substituir o nome Bisons (Bisões).
Os Bills têm a questionável honra de ter chegado 4 anos seguidos no Super Bowl na década de 90 e ter perdido as quatro vezes. #VascodaGamaFeelings

Carolina Panthers

Um dos times de expansão da NFL em 1995, teve seu nome Panthers escolhido pelo presidente do time Mark Richardson, porque segundo ele, a pantera representa o que o time deveria ser: poderoso, elegante e forte.
O time nunca foi campeão, mas chegou ao Super Bowl na temporada de 2003.

Chicago Bears

Quando o craque do time, George Halas, comprou o time em 1922 e como o time de futebol americano jogava no mesmo estádio do time de baseball, Wrigley Field, decidiu adotar o nome de Bears (Ursos) para manter o mesmo tema, pois o nome do time de baseball é Cubs, palavra usada para falar-se de um bebê urso.
O Bears foi campeão do Super Bowl em 1985, time que ficou conhecido por vídeos musicais e propagandas.

Cincinnati Bengals

A escolha do nome de Bengals, cuja tradução é “Tigre-de-Bengala”, para o time de Cincinnati foi uma escolha do chefe do time, Paul Brown (ele era presidente, gerente de operações e técnico), para homenagear o time que jogou na cidade de 1937 a 1942.
O time nunca venceu o Super Bowl, perdendo as duas vezes que chegou lá para o San Francisco 49ers.

Cleveland Browns

A cidade de Cleveland não tem um título em qualquer esporte profissional desde 1964. Existem dúvidas se o nome “Browns”, cuja tradução “Os Marrons” mostra que não podemos simplesmente traduzir o nome de um time para ter seu significado, teve sua origem com o primeiro gerente e técnico, Paul Brown, ou se foi uma homenagem ao lendário boxeador Joe Lewis, conhecido como “Brown Bomber”.
O time venceu 4 títulos em 1950, 1954, 1955 e 1964, antes da fusão das ligas e existência do Super Bowl.

Dallas Cowboys

Conhecido como o “American Team”, o time teve seu auge na década de 90, quando venceu 3 títulos de Super Bowl em 92, 93 e 95 com a combinação de Troy Aikman, Emmitt Smith e Michael Irvin. Apesar do nome Cowboys parecer como a escolha ideal para um time em Dallas, a primeira escolha foi Rangers, mas como já havia um time de baseball nas ligas menores com esse nome, decidiu-se fazer a troca.
O time também ganhou títulos do SB em 1971 e 1977.

Denver Broncos

Outro nome de time que foi escolhido através de um concurso, os Broncos são cavalos selvagens comuns na região oeste americana, onde fica o estado de Colorado.
O time venceu 2 títulos em 1997 e 1998 sob o comando do lendário quarterback John Elway.

Detroit Lions

Originalmente chamado de Spartans quando foi comprado pelo empresário George A. Richards, e movido de Portsmouth para Chicago, o time foi chamado de Lions (Leões) como uma derivação do popular time de baseball da cidade, o Tigres, mantendo a característica de times nomeados através de animais felinos poderosos e ferozes.
Todos os 4 títulos dos Lions foram conquistados antes da fusão entre NFL e AFL em 1970: 1935, 1952, 1953 e 1957.

Green Bay Packers

Você deve estar pensando porque um dos times mais populares da NFL tem o nome de Packers, cuja tradução em Português significa “Empacotadores”. O fundador do time, Earl Lambeau, trabalhava para a Indian Packing Company, que patrocinou o time em seu início e fornecia todo o equipamento aos jogadores. A empresa faliu, mas o apelido ficou.
O Packers venceu o primeiro Super Bowl disputado na temporada de 1966 (jogado em 67), e venceu também em 1967, 1996 e 2010. Para quem reclama da escassez de ingressos para jogos de seu time predileto, fique sabendo que a fila de espera para ingressos de sócios (season tickets) para o Packers é em média de 30 anos!

Houston Texans

Time de expansão criado em 2002 e atual clube do melhor jogador defensivo da liga, J.J. Watt, adotou o nome Texans para buscar uma associação maior com os fãs do estado do Texas, que tem como seu principal clube o Dallas Cowboys. Como curiosidade, o nome Houston Texans foi usado por um time de Arena Football de 1990 a 1993 e novamente no ano 2000.

Indianapolis Colts

Colts significa “Potros”, e o nome foi escolhido originalmente para o time de Baltimore (que depois mudou para Indianapolis), pois a região era muito conhecida pela criação de cavalos.
O time foi campeão do Super Bowl em 1970 e novamente em 2006, sob o comando do quarterback que possui a maior parte dos recordes da liga, Peyton Manning, virando o clube predileto da minha esposa.

Jacksonville Jaguars

Outro time de expansão, que começou a competir em 1995, recebeu o nome de Jaguars (Jaguares), não porque a cidade do norte da Flórida possui histórico desse animal, mas sim porque o zoológico da cidade possuía na época o mais velho jaguar vivo nos Estados Unidos. E claro, porque times gostam de nomes de felinos.

Kansas City Chiefs

Originalmente conhecido como Dallas Texans, o time foi transferido para Kansas City em 1963 e adotou o nome de Chiefs, em homenagem aos índios que viveram naquela região no passado.
O time tem um título do Super Bowl conquistado em 1969.

Miami Dolphins

Meu time de coração, que conseguiu se classificar para os playoffs apenas uma vez desde 2008. Porém, é o ÚNICO time da história da NFL a ter uma temporada perfeita, ou seja, sem nenhuma derrota, em 1972. O nome Dolphins (Golfinhos) foi escolhido em um concurso realizado em 1965, antes do clube iniciar suas atividades em 66. O dono do clube na época, Joe Robbie, gostava do apelido pois segundo ele, o golfinho é um dos animais mais rápidos e espertos no mar.

Minnesota Vikings

O time de Minnesota, quando se juntou a NFL em 1961, escolheu o nome Vikings porque representava uma pessoa agressiva com vontade de vencer e também honrava as tradições nórdicas da região. Foi o primeiro time profissional dos EUA a ter o nome do estado e não da cidade.
Time predileto de Marshall Eriksen, um dos personagens principais da série “How I Met Your Mother”, nunca venceu um título de Super Bowl e esse fato foi discutido algumas vezes na série.

New England Patriots

O time Boston Patriots foi fundado em 1960 e depois teve o nome mudado para New England Patriots, assumindo o nome da região ao invés da cidade. O apelido “Patriots” (Patriotas) foi escolhido em um concurso, com referência a essa região ser um dos berços da democracia americana.
A combinação Bill Belichick e Tom Brady (Mr. Gisele Bundchen) trouxe 3 títulos para o time em 2001, 2003 e 2004 e pode trazer outro esse ano na final com Seattle.

New Orleans Saints

Um dos clubes mais simpáticos da liga, que foi saco de pancada por vários anos e ganhou um título do Super Bowl em 2009, teve seu nome escolhido em um concurso popular. O apelido “Saints” serve para homenagear a cultura de jazz da cidade e foi retirada da música “When the Saints Go Marching In”.

New York Giants

Há algum tempo atrás, baseball era o esporte predileto dos americanos, e o dono do Giants (Gigantes), Tim Mara, pegou o nome emprestado do time de baseball que na época jogava em New York e depois mudou para San Francisco. Para se diferenciar legalmente do time de baseball, o nome legal do time foi mudado em 1937 para “New York Football Giants Inc.”
O time foi campeão do Super Bowl 4 vezes, em 1986, 1990, 2007 e 2011. Um fato interessante é que na família Manning, Eli tem 2 títulos de SB contra 1 de seu irmão Peyton.

New York Jets

Originalmente chamado de Titans, o time foi renomeado como Jets após a compra da franquia em 1963 por um grupo de investimentos. O nome Jets (Jatos) é uma referência de que o clube jogava em um estádio próximo ao aeroporto de LaGuardia. Como curiosidade, uma das opções de nome rejeitada foi “Borros”, baseado nos “boroughs” (distritos da cidade). Porém, ficou-se com medo de que rivais usariam a proximidade do nome com “burros” para tirar sarro do time.
O time venceu um título em 1968, uma das maiores zebras da história do futebol americano, comandado por Joe Namath, conhecido por ser um “bon vivant”.

Oakland Raiders

Quando foi realizado um concurso para escolher o nome do time em 1960, a primeira escolha foi “Señors”, porém, a escolha foi ridicularizada pelos fãs, pois não existe o uso de “ñ” em Inglês. O gerente do time na época, Chet Soda, decidiu mudar o nome para responder as críticas e escolheu Raiders, cuja tradução é “Invasor” ou uma espécie de “Pirata”.
O time tem 3 títulos de SB, em 1976, 1980 e 1983, sendo que o título de 76 foi sob o comando de John Madden, que ficou mundialmente conhecido pelas novas gerações por ser o nome do jogo de videogame de futebol americano mais vendido de todos os tempos.

Philadelphia Eagles

O time Frankford Yellowjackets foi comprado em 1933 pelos donos Bert Bell e Lud Wray. Eles decidiram mudar o nome para Eagles (Águias) para honrar o símbolo do Ato de Recuperação Nacional, parte da política do então presidente Franklin D. Roosevelt.
O time da Philadelphia não possui títulos de Super Bowl.

Pittsburgh Steelers

O time de futebol americano de Pittsburgh tinha o mesmo nome da equipe de baseball, Pirates, de 1933 a 1940. Em 1940, o dono do time, Art Rooney, promoveu um concurso para escolher um novo nome, e a escolha de Steelers foi para criar um elo com a indústria de aço da cidade (“steel” significa “aço” em Inglês), principal segmento econômico da cidade.
O Steelers é o maior vencedor do Super Bowl, com 6 títulos em 1974, 1975, 1978, 1979, 2005 e 2008.

San Diego Chargers

Não existe uma história oficial do motivo pelo qual o dono do time, Barron Hilton, escolheu o nome Chargers para o time de San Diego. Alguns dizem que o nome é baseado na relação do dono com o cartão de crédito “Carte Blanche” (o verbo “charge” é traduzido como “cobrar” em Português). Outros dizem que ele gostava do grito de guerra “Charge!”.
O time não possui títulos de Super Bowl.

San Francisco 49ers

Um dos nomes mais interessantes de qualquer time de esportes profissionais americanos, o apelido “49ers” foi escolhido para homenagear os desbravadores que chegaram a área de San Francisco durante a corrida pelo ouro em 1849.
O time de San Franciso tem 5 títulos em 1981, 1984, 1988, 1989 e 1994 e dois dos quarterbacks mais famosos da história da liga em Joe Montana e Steve Young.

St. Louis Rams

Rams são uma espécie de carneiro com chifres, tanto que nos capacetes atuais do time você pode ver o formato desses chifres. A razão pela escolha do Rams partiu do dono em 1936, Damon Wetzel, que era um grande fã dos times da Universidade de Fordham, que também se chamavam Rams. O time nasceu em Cleveland, ficou quase 50 anos em Los Angeles e agora está em St.Louis, porém existem fortes boatos de que o time pode ser transferido para Los Angeles novamente nos próximos anos.
O time foi campeão do SB em 1999, com um dos melhores ataques que a liga já viu.

Seattle Seahawks

O time de Seattle, atual campeão do Super Bowl, teve seu nome escolhido através de um concurso em 1975. Essa espécie de águia, muito comum na região noroeste dos Estados Unidos traz uma imagem de agressividade e é um nome exclusivo entre os times profissionais dos Estados Unidos.
Veremos na próxima semana se o time de Russell Wilson e Richard Sherman conseguirá 2 títulos consecutivos.

Tampa Bay Buccaneers

O nome Buccaneers é uma referência aos piratas que atacaram a região costeira da Flórida no século 17 e foi escolhido por um painel de jornalistas esportivos e representantes da NFL, após concurso realizado em 1975.
O time foi campeão do Super Bowl em 2002.

Tennessee Titans

Após a transferência do Houston Oilers para Tennessee em 1995, o time jogou por duas temporadas com o nome original até sua mudança para Titans (Titãs) através do resultado de um concurso feito em todo o estado, passando uma imagem de força, liderança e qualidades heroicas.
O time não possui um título da NFL.

Washington Redskins

Por último, tanto na ordem alfabética quanto na decência do nome utilizado, temos o Washington Redskins, cuja tradução em Português seria “Peles Vermelhas”. Originalmente o nome foi para homenagear o técnico William Henry Dietz, de origem índia. Porém, atualmente é um absurdo usar um apelido que denigre a população de índios e existem vários movimentos populares, incluindo um sendo discutido no Congresso Norte Americano, para que o nome seja mudado.
O time foi campeão do SB 3 vezes, em 1982, 1987 e 1991.

Se você curtiu estas histórias dos times da NFL, acesse também nosso post com os significados dos nomes e curiosidades dos times da NBA.

Se você necessita de uma agência de tradução para lhe apoiar nos mais diversos serviços, como tradução de artigos científicos, tradução de sites, transcrição de áudio e vídeo, entre outros, contate a Spark English. Nossa equipe de especialistas está pronta para lhe atender.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.