Skills de comunicação na publicação de artigos científicos

Comunicação na publicação de artigos científicos

Aqui na Spark English, a tradução de artigos científicos é uma de nossas atividades principais, e ao receber os trabalhos de nossos clientes, percebemos o foco em uma linguagem técnica e formal, necessária para esse tipo de trabalho.
Porém, as habilidades de comunicação necessárias para a publicação de artigos científicos são muito maiores que os skills de escrita e de conhecimento técnico, e isto muitas vezes mostra-se como um desafio para os membros da comunidade acadêmica.

Submissão do Artigo

Ao submeter o artigo científico para uma publicação nacional ou internacional, é necessário que o autor encaminhe o artigo e abstrato através de um formulário de contato ou e-mail. O texto de envio do artigo deve ser conciso e objetivo, destacando o trabalho e pesquisador. Como trata-se de comunicação escrita, quando for em Inglês, tomar cuidado para não utilizar um gênero específico (“He/She” ou “Ladies/Gentlemen”), a não ser que você tenha o contato exato da pessoa e saiba com antecedência se está comunicando-se com um homem ou uma mulher.

Apresentação em Conferências

Uma das formas mais efetivas de expor seu trabalho e aumentar as chances de publicação, é apresenta-lo em uma conferência acadêmica. Ao compartilhar sua pesquisa com outros membros de sua comunidade, além de ter um feedback imediato de seu trabalho, você consegue mostrar detalhes que poderiam passar despercebidos em uma leitura do artigo.
Porém, assim como em outras áreas de trabalho, apresentar em público é uma habilidade que gera muita resistência dos profissionais e precisa ser desenvolvida através da prática ou de cursos especializados de oratória. As dicas mais importantes aqui são:

- Não prepare um PPT com muitas informações, pois torna sua apresentação mais “robotizada” e menos interessante para o público.
- Pratique em casa ou no escritório, se possível fazendo apresentações prévias para seus colegas ou familiares para que você consiga desenvolver o ritmo ideal e entender o melhor formato para apresentação.
- Simule algumas perguntas que podem ser feitas para que você esteja preparado na hora do Q&A.

Networking

Fazer networking em eventos ou através de contatos é essencial para promover seus trabalhos. Pode parecer algo simples para alguns, mas é preciso encontrar a fórmula certa, para não tentar “vender-se” demais em um primeiro contato, mas introduzir o assunto de sua pesquisa na conversa e entender se é interessante para a outra parte. Também é importante deixar a outra pessoa expor seus interesses e trabalhos, pois muitas vezes se você conseguir ajudar uma pessoa que conheceu em um evento no primeiro instante, provavelmente essa pessoa lhe ajudará no futuro.

Caso realize contato com algum profissional de uma publicação que possa incluir seu artigo, deixe a vergonha de lado e aproveite o momento que pode servir de trampolim para sua carreira.

Tradução de Artigos

Para finalizar, quando você desejar que seu artigo seja aceito por uma publicação internacional, dedique muita atenção a tradução do conteúdo, para que a modelo de linguagem que você utilizou em Português, seja refletido corretamente em Inglês ou qualquer outro idioma. Procure uma empresa especialista na tradução de artigos científicos e deixe claro durante o processo de contratação quais são seus objetivos.

Lembre-se que as habilidades de comunicação são importantes tanto para o sucesso profissional quanto para o crescimento pessoal, e atualmente, dominar esses skills é um dos grandes diferenciais em qualquer mercado.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.