11 perguntas de entrevista de emprego em inglês

perguntas de entrevista de emprego em inglês

Preparar-se para uma entrevista de emprego em inglês pode ser um processo complexo se você não tiver um planejamento adequado ou não tiver o apoio de alguém que já passou por essa experiência.
Por isso, criamos esse post para lhe ajudar com 11 perguntas comuns para você praticar e adequar seu currículo e perfil do LinkedIn em inglês.

Vamos lá?

1. Are you willing to travel?

Essa poderia ser uma simples questão binária de Sim ou Não, mas é importante usar a oportunidade para esclarecer sua disponibilidade para viagens e evitar problemas após uma eventual contratação. Atualmente, as empresas permitem uma flexibilidade maior de trabalhar de casa e modelos híbridos que exigem a presença do funcionário apenas alguns dias por semana. Porém, para vários cargos, a necessidade de viajar até outras unidades ou atendimento presencial em algum cliente sempre existirá, assim, se você estiver disponível a viajar, deixe esse fato bem claro e use exemplos de seus empregos anteriores, pois isso pode ser um diferencial no processo de recrutamento.

2. Why are you changing careers?

Além do trabalho remoto, a mudança de carreiras aparece como uma tendência forte nessa realidade pós-pandemia. Muitas pessoas tiveram que aprender e buscar novas funções, independentemente do fator idade, e isso é um ponto positivo para muitas empresas que buscam diversificar seus talentos. Se esse é o seu caso, conte sobre sua jornada de identificar uma nova profissão e como você se preparou para ela, pois isso destaca qualidades muito buscadas por recrutadores.

3. Are you overqualified for this role?

Essa é uma pergunta comum em entrevistas de emprego em inglês e que pega muita gente de surpresa. O custo de um processo de recrutamento é considerável para uma empresa e geralmente elas evitam contratar um profissional que tenha mais qualificações do que a vaga exige, com receio de que esse profissional busque um outro emprego em poucos meses. Aqui, é importante praticar bem sua resposta para que ela passe tranquilidade ao entrevistador e demonstre que você deseja construir uma carreira na empresa, mesmo se estiver dando um passo para trás em relação ao seu cargo.

4. Why are you interested in our company?

Outra questão que mostra o quanto você se preparou para a entrevista. Se você se candidatou a uma vaga de emprego você deve obrigatoriamente ter na ponta da língua as informações básicas da empresa e porque acredita que seu perfil é compatível com ela. Além de destacar a posição dessa empresa no mercado (preferencialmente com números para suportar esse posicionamento) é interessante mencionar se alguém de seu network já trabalha lá e como isso aumentou seu interesse pela cultura e valores da empresa.

5. What are the highlights of your resume?

Um currículo comum tem umas duas páginas e várias informações que detalham sua carreira. Normalmente, não é possível conversar sobre todos esses detalhes durante uma entrevista. Então, essa questão usada por muitos recrutadores em entrevistas em inglês serve para destacar aquilo que é mais importante e mostrar sua capacidade de transmitir informações de forma resumida e objetiva.

Podcast Trabalhar no Exterior

Podcast Trabalhar no Exterior

6. How do you want to improve in the coming months?

Aprendizagem para a vida é uma expressão cada vez mais usada em recursos humanos. É importante mostrar em qualquer processo de recrutamento em inglês que você está disposto a investir continuamente em aprimorar seus conhecimentos. Liste os cursos que pretende fazer nos próximos meses, preferencialmente relacionados ao seu potencial novo emprego. Além disso, você pode falar sobre seu planejamento de evolução em outras áreas como inteligência emocional.

7. How many hours do you work per week?

Aqui temos o caso de uma pergunta cuja resposta varia de acordo com a cultura da empresa. Antigamente, a mentalidade era quanto mais alguém trabalha, melhor para a empresa, mas cada vez mais percebe-se que essa é uma estratégia que só traz benefícios no curto prazo para a organização e uma dificuldade de retenção dos profissionais. Atualmente, várias empresas internacionais buscam contratar pessoas que priorizem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e saibam ser mais produtivas durante o horário comercial, em vez de estender suas horas de trabalho só para mostrarem que estão online o tempo inteiro. Considere essa tendência no momento de preparar sua resposta em inglês.

8. Do you have a mentor?

Quando um profissional busca a experiência de um mentor, demonstra seu interesse em aprender com a vivência de alguém mais experiente e que pode compartilhar lições práticas que dificilmente aprenderia em curso ou universidade. Também é um sinal de humildade que muitas empresas buscam, então se você está se preparando para uma mudança de carreira, principalmente em empresas do exterior, busque um mentor que já tenha essa experiência e que pode lhe ajudar nesse processo. Isso tem um valor muito grande em uma entrevista de emprego em empresas nos EUA ou outros países.

9. What makes you uncomfortable?

Mostrar suas vulnerabilidades pode ser algo positivo. Ninguém é perfeito e essa pergunta muito comum em entrevistas de emprego em inglês busca entender se o candidato consegue falar de forma franca sobre questões que lhe incomodam em um ambiente de trabalho. Tenha uma resposta preparada que mostre seus valores e pontos em que deseja evoluir como profissional e pessoa.

10. How do you deal with disagreements?

O conflito é essencial para a inovação e geração de soluções para os problemas enfrentados pela empresa e sua base de clientes. Fugir de conflitos não é uma opção e é visto de forma negativa durante o processo de avaliação de uma entrevista. Saiba esclarecer como você lida com esses conflitos no ambiente de trabalho, usando exemplos práticos de experiências passadas em que a solução de um conflito gerou resultados positivos e melhorou o desempenho de sua área ou empresa.

11. Why did you have so many jobs?

Para finalizar, vamos falar de uma questão que é comum no mercado de trabalho de hoje, em que muitos profissionais trabalham por projetos e não cultivam carreiras longas em empresas como acontecia antigamente. Use sua resposta para mostrar sua evolução com as mudanças de emprego, e números que mostram que você teve entregas de sucesso em todas as paradas de sua carreira.

Veja outros posts em nosso blog com questões comuns que você pode encarar em uma entrevista de emprego em inglês:

10 Perguntas comuns em entrevistas em inglês
Exemplos de questões comportamentais em entrevistas em inglês
Perguntas frequentes em entrevistas em inglês para gestores

Oferecemos soluções exclusivas para suportar tanto empresas e suas áreas de Recursos Humanos que precisam avaliar o nível de inglês de candidatos, quanto para profissionais que precisam traduzir seu currículo e perfil do LinkedIn em inglês e preparar-se de forma prática para um processo de entrevistas em inglês. Entre em contato com nossa equipe para saber mais detalhes dos nossos serviços exclusivos focados no mercado de trabalho e avaliação de nível de inglês de profissionais.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.