Exemplos de questões comportamentais em entrevistas em inglês

Questões comportamentais em entrevistas em inglês

Um processo de recrutamento não envolve somente saber o que o candidato já fez e quais são seus conhecimentos técnicos. Tão importante quanto isso é identificar como é seu comportamento, quais suas reações em situações de adversidade e sua capacidade de aprendizado em eventos de insucesso.

Quando adicionamos a complexidade de avaliar também o nível de fluência de inglês durante a entrevista, é fundamental que tanto o recrutador quanto quem está sendo entrevistado tenham a preparação ideal para um melhor resultado. Para ajudar os profissionais envolvidos nesse processo, listamos abaixo as 9 principais questões comportamentais em entrevistas em inglês e dicas para respondê-las.

1) List 3 improvements you made in your latest position.

Para responder essa questão pense além de sua capacidade de resolver problemas. Ao preparar as três melhorias com as quais você colaborou, tente identificar situações em que você utilizou de forma prática metodologias como Design Thinking ou outras de acordo com seu segmento, especialmente para posições em empresas de tecnologia. Além disso, vincule suas ações com os efeitos que foram gerados para os clientes de sua empresa.

2) Do you prefer to use logic or creativity to solve problems?

Na verdade, você não precisa escolher somente uma das opções, pois a escolha entre lógica e criatividade depende do problema a ser resolvido. Essa é uma oportunidade de mostrar a amplitude do seu potencial de contribuir para o futuro empregador. Você pode mostrar alguns exemplos em que a capacidade de utilizar dados e lógica foram essenciais na solução e outros casos em que você e sua equipe conseguiram “pensar fora da caixa”.

3) What is your favorite experience with teamwork?

Aproveite essa pergunta para mostrar a sua capacidade de trabalhar em equipe. Escolha um projeto específico em que você pode detalhar quais foram os benefícios do trabalho em equipe, o aspecto de diversidade e lidar com diferentes personalidades e como as atividades colaborativas estavam alinhadas com a cultura da empresa. Se essa experiência foi em um projeto internacional, melhor ainda.

4) How do you act if you disagree with another team member?

Certifique-se de focar em um exemplo de desentendimento profissional, não pessoal. Trabalhos em equipe de alta performance geram discussões e é normal ser competitivo, mas o recrutador deseja entender como você lida com situações assim. Prepare sua resposta de uma forma que destaque suas competências de comunicação e negociação em inglês, mostrando que você consegue controlar suas emoções (mesmo com o dificultador de explicar isso em outro idioma) e como os interesses pessoais foram deixados de lado para o sucesso da equipe e os resultados para o cliente.

Podcast Trabalhar no Exterior

Podcast Trabalhar no Exterior

5) Tell me about a time you made a mistake.

Ninguém é perfeito (sério, ninguém). Como errar faz parte de qualquer profissão, empresas querem profissionais que conseguem aprender com seus erros e têm a capacidade de compartilhar as lições aprendidas com seus colegas de trabalho. A intenção dessa pergunta é entender como você reagiu a situação e avaliar suas reações ao relatar o evento. É importante mesclar a humildade de admitir o erro com a confiança das ações para corrigi-lo.

6) Tell me of an example when you didn’t meet your goals

Cometer um erro e falhar em uma missão são duas coisas diferentes. Restrições tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor e outros motivos podem impedir que você atinja seus objetivos. Saber identificar os motivos que levaram ao insucesso e quais medidas foram implementadas na sequência mostram sua resiliência e capacidade de reação. Prepare seu vocabulário em inglês para explicar com clareza essas situações negativas e como você tirou lições positivas.

7) How do you handle multiple projects?

O termo multitasking virou moda no mundo corporativo, mas no fundo as empresas sabem que a performance de quem se diz multitarefa é menor do que aqueles que conseguem de fato organizar tarefas para trabalhar de forma produtiva. Dê exemplos de situações em que você conseguiu desenvolver ações ou liderar em diferentes projetos, quais foram as dificuldades que você encontrou e as medidas que você adotou para organizar as entregas. Se possível, mostre que você tem a experiência de manipular essas demandas em diferentes idiomas ao mesmo tempo.

8) Do you work well under pressure? Give me an example.

Um dos itens comportamentais mais importantes em uma avaliação é identificar se o candidato consegue trabalhar bem sob pressão. Aliás, o próprio processo de entrevista é uma forma de avaliar o comportamento da pessoa em uma situação de pressão. Ao adicionarmos a variável da fluência em inglês, é essencial que você já tenha na ponta da língua um exemplo para explicar tranquilamente como você reage nessas situações.

9) How do you handle unexpected changes?

Em um mercado que evolui de forma constante, saber lidar com mudanças o tempo todo é um requisito muito valorizado por empregadores. Durante sua resposta, foque em sua abordagem para se adaptar a diferentes situações e como preparar seu mindset para lidar com essas mudanças. Aqui também é uma oportunidade para vincular mudanças em sua carreira ao seu crescimento pessoal.

Você quer conhecer histórias incríveis de profissionais brasileiros que trabalham em outros países e que compartilham detalhes de suas entrevistas de emprego em inglês, processos burocráticos de imigração e dificuldades de adaptação cultural? Então, conheça nosso podcast Trabalhar no Exterior! Toda semana entrevistamos um profissional diferente que conta suas experiências, com detalhes práticos que você pode usar na jornada de evolução de sua carreira.

Agora que você já sabe alguns exemplos de questões comportamentais em inglês é hora de botar esse conhecimento em prática. Se você é responsável pelo processo de recrutamento e seleção em sua empresa e precisa de suporte para conduzir entrevistas em inglês, nossos serviços customizados garantem a melhor avaliação do nível de fluência dos profissionais entrevistados de acordo com as necessidades de sua empresa.
E se você é um profissional que precisa se preparar para uma entrevista em inglês, também temos soluções específicas para este fim. Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre nossos serviços.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.