10 perguntas comuns em entrevistas em inglês

Entrevistas em inglês

Uma das maiores dificuldades dos profissionais de RH é avaliar o nível de inglês de candidatos. A maioria dos currículos mostra o famoso “Inglês Avançado”, mas como verificar se isso é verdade ou não? Se o inglês dos profissionais realizando as entrevistas não for o ideal, a tarefa de escolher o melhor candidato para suportar suas operações internacionais fica extremamente complicada.
Lembre-se, a questão aqui para a empresa é muito mais do que “saber inglês”, a liderança precisa saber conduzir um processo de entrevista em inglês para uma avaliação correta e eficaz do profissional.

E os profissionais que buscam novas oportunidades no mercado e precisam se preparar para uma entrevista em inglês, principalmente em empresas no exterior (ou multinacionais com unidades no Brasil), devem entender quais são as perguntas mais comuns e como respondê-las.

Por isso, preparamos nesse post uma lista de 10 perguntas frequentes em entrevistas em inglês e como planejar suas respostas para aumentar as chances de sucesso no processo de recrutamento.

1) Tell me about yourself.

Pergunta clássica de qualquer entrevista. Quando for falar de você, além de mencionar suas características profissionais e porque você é o candidato ideal para a vaga, articule sobre sua vida pessoal, seus hobbies e como seu comportamento encaixa com a cultura da empresa. Evite qualquer posicionamento político, pois você não sabe como isso será recebido pelo entrevistador.

2) What are your greatest strengths?

Preste bastante atenção na pergunta, pois existe a variação no singular “What is your greatest strength”. Assim, você sabe se deverá destacar apenas um ou alguns pontos fortes. Busque expandir além das suas qualidades técnicas e inclua seus “soft skills” que atualmente são muito valorizados pelos profissionais de RH.

3) What are some positives your last boss would say about you?

Pergunta bem parecida com a anterior, mas lembre-se de considerar como seu último chefe enxerga suas forças e não sua opinião pessoal. Você pode usar como base para se preparar para essa resposta o feedback que recebeu recentemente do seu líder.

4) What are your weaknesses?

Outra pergunta que praticamente podemos garantir que você irá ouvir. Aqui, a sugestão é mostrar um pouco de vulnerabilidade, mas ao mesmo tempo, tenha na ponta da língua quais ações você planeja tomar para resolver essas fraquezas. Lembre-se do feedback que recebeu dos seus pares ou líderes para ser o mais honesto possível.

5) Tell me about a professional achievement that makes you proud.

Tenha um roteiro pronto para detalhar uma entrega de sucesso ou evento em que você encantou um cliente. Use dados concretos ou KPIs que ajudem a ilustrar a história e não esqueça de mencionar como sua equipe ou outros profissionais lhe ajudaram nesse processo (sempre é bom calçar as “sandálias da humildade”).

Podcast Trabalhar no Exterior

Podcast Trabalhar no Exterior

6) What is your approach to solve problems at work?

Um dos talentos mais buscados hoje em dia por profissionais de RH é a capacidade de resolver problemas, principalmente para posições técnicas e de gestão. É essencial que você consiga explicar seu processo para resolução de problemas, com exemplos práticos de seu histórico profissional.

7) Do you prefer to work alone or on a team?

Essa é uma pergunta que depende muito do contexto da posição que será preenchida pelo processo de recrutamento. Claro que hoje em dia todo mundo precisa ser um “team player” e saber trabalhar bem em equipe, mas em uma realidade que muitos profissionais trabalharão de forma remota (ou híbrida), a capacidade de trabalhar eficientemente sozinho também é importante. A melhor estratégia aqui é discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo e usar suas experiências para suportar uma resposta.

8) How do you stay organized?

Continuando no tema de trabalho remoto, organização é um “soft skill” que ganhou ainda mais importância para empregadores. Porém, cada pessoa tem seu próprio jeito de organizar seu tempo e atividades. Para essa pergunta, descreva suas estratégias de gerenciamento de tempo e como você consegue equilibrar as necessidades de sua casa e família com as necessidades da empresa.

9) Where do you see yourself in 5 years?

O ideal aqui é achar um equilíbrio entre não ser humilde demais (“I just want to help this team as best as I can”) e não ser ambicioso demais (“I want to be CEO”). Mostre que você deseja evoluir junto com a empresa e tem aspirações de crescimento realistas, tanto para você quanto para sua equipe.

10) Why are you the right person for this job?

Essa é uma questão popular para encerrar uma entrevista e perfeita para você fazer seu “pitch” final com as razões pelas quais você é a melhor opção para a vaga. É importante preparar essa resposta com antecedência, combinando seus talentos e soft skills com as necessidades da empresa.

Veja outros posts em nosso blog com questões comuns que você pode encarar em uma entrevista de emprego em inglês:

Exemplos de questões comportamentais em entrevistas em inglês
11 perguntas de entrevista de emprego em inglês
Perguntas frequentes em entrevistas em inglês para gestores

Você quer conhecer histórias incríveis de profissionais brasileiros que trabalham em outros países e que compartilham detalhes de suas entrevistas de emprego em inglês, processos burocráticos de imigração e dificuldades de adaptação cultural? Então, conheça nosso podcast Trabalhar no Exterior! Toda semana entrevistamos um profissional diferente que conta suas experiências, com detalhes práticos que você pode usar na jornada de evolução de sua carreira.

Oferecemos soluções para suportar tanto empresas e suas áreas de Recursos Humanos que precisam avaliar o nível de inglês de candidatos, quanto para profissionais que precisam traduzir seu currículo em inglês e preparar-se de forma prática para um processo de entrevistas em inglês. Entre em contato com nossa equipe para saber mais detalhes dos nossos serviços exclusivos focados no mercado de trabalho e avaliação de nível de inglês de profissionais.

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.