Dicas de introdução de e-mails em inglês (Customer Success)

introdução de e-mails em inglês

Os detalhes de uma comunicação eficaz devem ser observados desde o início. Assim como a capa de um livro ou uma manchete de reportagem, a forma como você abre o texto de um e-mail pode atrair a atenção do seu cliente ou fornecedor, ou gerar uma percepção negativa que minimize o impacto do conteúdo que vem a seguir. Como a primeira impressão é a que fica, vamos listar abaixo algumas dicas práticas de introdução de e-mails em inglês.

Saudação personalizada

Aqui não existe segredo, comece saudando a pessoa pelo nome (preferencialmente, usando o nome e não o sobrenome, a não ser que você saiba que a pessoa prefira ser chamada pelo título e sobrenome). A palavra que você usará na saudação dependerá do tom que você quer usar na comunicação.

Exemplos:
Dear Mary (formal, adequado para um tom mais sério)
Hello Mary (um pouco menos formal, pode ser usado em praticamente todas as situações)
Hi Mary (tom mais amigável)
Dear Dr. Smith (para profissionais que precisam ser reconhecidos com o título + sobrenome)
Hi there (sugestão para quando você não sabe o nome da pessoa e pode ter um tom mais informal)
Importante: SEMPRE lembre de checar a grafia do nome do recipiente, uma tarefa que não leva mais que 30 segundos e pode evitar uma má impressão permanente.

Quebra-gelo

Existem várias frases em inglês que você pode usar antes de chegar no assunto que você realmente quer tratar no e-mail. A expressão selecionada dependerá do objetivo, relacionamento existente com quem receberá o e-mail e a formalidade desejada. Seguem alguns exemplos:

I hope you are doing well (forma educada de abrir qualquer conversa)
How are you? (outra forma simples e educada de abordagem)
Thanks for the quick response (se o cliente ou fornecedor enviou informações solicitadas)
To follow up on our last call (no caso de follow-up de uma ligação anterior)
I’m reaching out about [motivo] (se você não deseja rodeios e quer chegar diretamente no ponto)

Podcast Trabalhar no Exterior

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Foco no cliente

Principalmente nos e-mails de prospecção de vendas ou recomendação de algum conteúdo, em que a pessoa não conhece você, é essencial introduzir a comunicação usando frases com foco na pessoa, não em você.

Exemplos:
I just read your post on LinkedIn about [assunto] (forma de mostrar para a pessoa que você acompanha o conteúdo postado por ela nas redes sociais)
I visited your company website and was impressed by your product/service portfolio (outra forma de mostrar que você estudou sobre a empresa antes de contatar a pessoa)
I noticed you are responsible for the Marketing area at [nome da empresa] (se você está contatando alguém após pesquisa no LinkedIn)
It was great meeting you at [nome do evento] (quando você conseguiu o contato ao trocar cartões em um evento)

Depois das introduções, chegou a hora de entrar no assunto que você quer tratar com seu cliente e fornecedor. Em nossa série de Customer Success tratamos de várias situações diferentes:
Como dizer não em inglês
Como pedir desculpas em inglês
Como agradecer em inglês
Como solicitar feedback em inglês
Follow-up eficiente de clientes em inglês
Como encerrar e-mails em inglês

Se você deseja mais conteúdo para ajudar sua empresa no atendimento de clientes internacionais, acesse nosso blog ou entre em contato para conhecer nossos serviços especializados.

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.