Perguntas frequentes em entrevistas em inglês para gestores

Perguntas frequentes em entrevistas em inglês para gestores

As entrevistas em inglês para gestores exigem uma preparação diferenciada tanto para o profissional de RH responsável na empresa quanto para o candidato. Como se trata de uma posição de confiança para a organização, o processo de entrevista de emprego busca identificar características bem específicas no profissional que será selecionado, para prevenir contratações equivocadas (que custam caro para serem corrigidas) e garantir o engajamento da equipe que será liderada pelo novo líder.

Portanto, discutimos nesse post 7 perguntas comuns em uma entrevista de emprego em inglês e como profissionais devem se preparar para respondê-las.

1. How do you describe your management style?

Essa é uma das perguntas mais usadas em entrevistas em inglês para cargos de liderança, pois permite que o gestor imediato ou RH identifiquem se o estilo de gestão do candidato é apropriado para a cultura da empresa. Prepare uma resposta em inglês que destaque seus principais atributos, detalhando se você prefere dar mais liberdade à sua equipe ou se gosta de estar envolvido em todas as decisões. Use exemplos práticos com sua equipe atual e evite casos que passem a percepção de microgerenciamento.

2. How do you measure success?

Duas palavras que fazem parte de qualquer discussão organizacional atualmente: mensurar/avaliar e sucesso. A definição de objetivos e como você lidera sua equipe para gerar resultados é uma qualidade primordial para qualquer líder. Fale sobre seus processos para garantir o atingimento de metas, como você monitora indicadores em diferentes tipos de projetos, como você equilibra o sucesso dos profissionais sob sua liderança com o sucesso dos projetos pelos quais você é responsável, além de exemplos de ações práticas que você implantou para superar situações difíceis.

3. How do you motivate people?

Todo bom gestor sabe da importância de manter sua equipe motivada e basicamente qualquer entrevista de emprego em inglês terá essa pergunta. Prepare uma resposta que mostre a importância de saber lidar com a diversidade de uma equipe, em que pessoas de gerações distintas e históricos profissionais diversos exigem abordagens diferentes para se manterem motivadas. Explique casos de sucesso e aprendizados que você teve para aprimorar suas técnicas de motivação durante sua carreira.

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4. How do you delegate responsibilities?

Nenhum líder consegue resolver os problemas de uma organização sozinho e a habilidade de delegar responsabilidades é avaliada em todos os processos de recrutamento em empresas internacionais. Mencione como você busca identificar as forças e fraquezas dos membros na sua equipe para ao mesmo tempo garantir que essa delegação de atividades gere resultados positivos para a empresa e ajude no desenvolvimento profissional dos envolvidos. Conte como você acompanha as atividades que foram delegadas e como você conduz o processo de feedback.

5. What are your biggest weaknesses as a manager.

Falar sobre suas fraquezas pode ser uma situação desconfortável, ainda mais em um idioma diferente. Ao praticar as respostas de sua entrevista de emprego em inglês, invista bastante tempo nessa questão específica, para ao mesmo tempo mostrar que está consciente de que precisa melhorar de forma contínua, mas está confiante no seu potencial para isso. Use exemplos que mostrem como você identificou esses pontos fracos e o que tem feito para evoluir como profissional. Aqui é um ótimo momento para destacar algum trabalho com mentor ou coach que você tem feito.

6. How do you handle conflict between team members?

Todo gestor já tive que lidar diversas vezes com conflitos entre os membros de sua equipe e com outros gestores. Isso faz parte do dia a dia de uma empresa e se tratado da forma correta, pode fortalecer relacionamentos e gerar resultados positivos. Explique se você prefere tratar as questões de conflito individualmente ou com a participação da equipe e diferentes formas que você usou para resolver situações de acordo com as características dos profissionais ou do projeto.

7. Tell me about a time you had to dismiss an employee.

O processo de demissão de um profissional não é algo incomum e muitas vezes é algo necessário, seja por questões de redução de custos ou falta de alinhamento do profissional com os objetivos da empresa. Porém, essa é uma pergunta comum em uma entrevista de emprego, pois entender o nível de profissionalismo de um líder em todas as etapas para desligar um empregado da empresa é um fator determinante no processo de decisão para a contratação. Cite casos reais, os passos que você seguiu e como agiu em relação a repercussão com os outros membros da equipe.

Veja outros posts em nosso blog com questões comuns que você pode encarar em uma entrevista de emprego em inglês:

10 Perguntas comuns em entrevistas em inglês
Exemplos de questões comportamentais em entrevistas em inglês
11 perguntas de entrevista de emprego em inglês

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by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.