Oportunidades no Mercado Mobile com a Transcrição de Áudio

Transcrição de Áudio para Smartphone

As formas do público consumir áudio têm mudado nos últimos 30 anos. Passamos do LP, para a Fita Cassete, para o CD, para o Computador e agora para os Aparelhos Mobile, ou seja, seu smartphone e seu tablet. Fico feliz em ver que o LP tem voltado com muita força, mas hoje apresenta-se mais como um objeto de luxo, voltado para um nicho que ama não somente a música, mas também precisa ter algo físico para fazer parte da experiência.

Quando falamos do formato digital, que domina o mercado atualmente, temos duas grandes frentes, que se completam e atendem a mercados diferentes. Em ambos os casos, a transcrição de áudio aparece como uma estratégia muito interessante para aumentar o número de acessos ao seu conteúdo e trazer um melhor retorno para seu investimento.

Download de Áudio

Para quem, como eu, gastava fortunas comprando CDs, acabou se tornando a opção mais viável, pois através do download dos arquivos de áudio, podem ser compradas músicas específicas ao invés de álbuns inteiros e o custo de armazenamento dessas músicas é muito menor do que o espaço necessário na sua casa para guardar todos seus CDs.

O download pode ser tanto restrito, como da ITunes Store, para ser ouvido somente em software da Apple. Ou irrestrito (e muitas vezes ilegal), como pode ser visto na popularidade mundial de serviços de Torrent e similares.

Porém, vou além do mercado musical. O mercado de áudio digital permitiu a proliferação de novos negócios como o audiobook, que ganhou ainda mais força com a geração mobile. Você pode baixar vários livros para seu smartphone e ouvir o livro no trânsito ou na academia. Para os autores, foi criada mais uma opção para consumo de suas obras, e através da tradução de livros escritos e dublagem de livros em áudio somado a uma possibilidade de distribuição global a baixo custo, o mercado internacional está muito perto de ser alcançado.

Streaming de Áudio

A fatia do mercado musical que mais cresceu em 2014 foi o streaming. Serviços como Spotify e Pandora ganharam muita força no mercado internacional, através da possibilidade de customização da experiência do usuário e alcance a milhares de músicas sem necessidade de armazenar nada em sua máquina.

Um dos grandes motivos desse crescimento foi também o mobile, principalmente no mercado norte-americano, europeu e asiático com melhores conexões de internet móvel. As pessoas agora, criam suas próprias playlists para ouvir em qualquer lugar, enfraquecendo o mercado de rádio via satélite (Sirius XM), por ser uma melhor opção custo x benefício.

E o streaming de áudio aliado ao marketing digital tem sido uma ótima oportunidade para quem investe na transcrição de áudio dos conteúdos que são disponibilizados. Você pode criar um podcast, um webinar ou até mesmo um treinamento em áudio e através da transcrição, disponibilizar todo o conteúdo em forma de texto para facilitar a indexação dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc. Então, a pessoa pode encontrar seu conteúdo enquanto está navegando em seu celular (não esqueça de sempre fazer seu site responsivo), colocar o fone de ouvido e consumir o áudio e também o texto.

Lembre-se: o objetivo da transcrição de áudio e vídeo é maior do que simplesmente oferecer o conteúdo em formato de texto. É uma ferramenta essencial para que seu conteúdo tenha um melhor ranking no Google, aumentando as chances de ser encontrado.

Para todas suas necessidades de transcrição e legendagem, entre em contato com nossa a equipe de especialistas de nossa agência de tradução. Spark English, muito mais que uma empresa de tradução!

Comentários

comentários

by Eric Menau

Empreendedor, nascido nos EUA e apaixonado por esportes americanos (e meus times RedSox, Magic e Dolphins), inovação, tecnologia, traduções, marketing digital e inovação.